segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Peruíbe - Por Wikipedia




Peruibe é um município do estado de São Paulo, na Região Metropolitana da Baixada Santista, na microrregião de Itanhaém. A população estimada em 2008 é de 55.469 habitantes e a área é de 326 km², o que resulta numa densidade demográfica de 170,04 hab/km². Segundo Silveira Bueno, é vocábulo indígena que significa "no rio dos tubarões". Do tupi iperu: tubarão; y: rio; e be ou pe: em. Consta, porém, de alguns documentos que esse nome estaria associado ao modo como José de Anchieta se referia ao lugar, chamando-o de Tapirema do Peru, por suas semelhanças com a região peruana, onde os jesuítas haviam enfrentado dificuldades no exercício da catequese. E é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por lei estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Balneária, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

A origem de Peruíbe está vinculada à história de São Vicente e, em especial, à trajetória dos jesuítas pelo litoral do Estado de São Paulo. No século XVI, uma missão jesuítica estabeleceu-se no local que recebeu o nome de Aldeamento de São João Batista, ou São João da Aldeia, cujo objetivo oficial, além de converter e pacificar os índios Carijós e Tamoios, que viviam ao sul da capitania de Itanhaém, era o de servir como pouso a viajantes. Situava-se em uma região estratégica na defesa contra investidas de corsários. No final do século XVIII, com a expulsão dos padres jesuítas, a aldeia passou a ser administrada pelos franciscanos e o núcleo de Peruíbe entrou em declínio. Só retomou o desenvolvimento como cidade balneária em meados do século XX, quando foi transformada por lei, em 18 de fevereiro de 1959, em distrito e município, com território desmembrado de Itanhaém.

Além de inúmeras belezas naturais, espalhadas por suas diversas praias, rios e montanhas, o município ainda concentra sítios arqueológicos, como sambaquis, e as ruínas de uma igreja jesuíta do século XVI, as Ruinas do Abarebebê. Na zona rural, apesar de pouco visitada por turistas, também encontram-se rios e cachoeiras e inclusive uma aldeia indígena.

Fonte : Wikipedia - Português - http://pt.wikipedia.org/wiki/Peru%C3%ADbe

domingo, 30 de agosto de 2009

19º Etapa - Caminhos Cemiteriais - Cemitério Municipal São João Batista - Peruíbe - SP

Primeiramente, o município em questão me faz rememorar um período de minha vida pois do final dos anos 80 até o ano passado, às vezes ia pra Peruíbe uma vez que no primeiro momento minha família possuía uma chácara e posteriormente uma casa perto da orla da praia local...Mas paro por aqui pois de momento não é do interesse ficar falando sobre a História familiar minha, que apenas interessa a mim, aos meus pais e a minha irmã...E também sobre o município pois ficaria descrevendo o local antes de falar sobre o assunto principal...Mas voltemos ao que interessa...

Peruíbe é sem dúvida um dos municípios do Litoral Paulista mais ajeitados da região, contudo a necrópole que se localiza no Centro é uma autêntica desova de cadáveres, a começar pela entrada do local e a inexistência de funcionários no dia visitado...Para dizer que havia alguém, uma pessoa muito nada a ver (provavelmente embriagada) ficava perambulando pela entrada e por muitos momentos estava cochilando junto com uns cachorros sarnentos que estavam por lá...Como se não bastasse, apenas algumas pequenas lembranças de uma via com cascalho e uma camada muito rudimentar de asfalto depois da entrada...Depois disso um autêntico matagal dá um aspecto tenebroso e nada agradável ao local...Como se não bastasse, a arborização é inexistente, há trincos em várias partes dos muros que cercam a necrópole, as campas em sua GRANDE MAIORIA estão abandonadas ao ponto de dar PENA, a administração de lá não existe a não ser um radinho de pilha tocando umas músicas cafonas naquele local, uma ala que fica num cantão do cemitério totalmente abandonada e tenebrosa ao ponto de ter um depósito que mais parece um barracão típico de favela (sem zoeira) e mtas cenas de descaso absoluto !!!! Seria a hora do mandatário municipal de se tocar que a vida não termina depois da morte e alguém deveria chamá-lo na xinxa pelo seguinte: cemitério também é uma indicação importantíssima da História de um município, seja qual for !!!!! Bom, depois dessa, vamos para a ficha...

Ficha

Nome: Necrópole São João Batista
Local: Centro - Peruíbe - SP
Gestão: Municipal
Estilo: Horizontal/Convencional
Em funcionamento: Provavelmente desde os anos 1930
Pontos Fortes: Alguns arfrescos que ficam no lado de fora na Avenida Principal
Pontos Fracos: O RESTANTE !!!!!

Nota: 0,5

Motivos: Se algum cemitério conseguiu a proeza de ser o PIOR do que a Vila Júlia (Guarujá), Peruíbe conseguiu esse "feito louvável". Realmente é um local digno de ser chamado de desova pois tudo o que do pior em um cemitério, principalmente pela inexistência total de infraestrutura levando em consideração todos os fatores presente, o São João Batista (que chega a ser uma ofensa ao cemitério homônimo no Rio de Janeiro (este sim é BELÍSSIMO)) está no rol dos piores cemitérios do Estado de São Paulo sem dúvida alguma !!!! Só não dei ZERO por dois motivos: pena e pelo fato de que Peruíbe (município, calma !!!) ainda conserva um ambiente climático mais agradável em relação aos outros município da Baixada Santista e Litoral Sul.

Em tempo: Fato lamentável de extorsão cometido pelo motorista da Viação Intersul (ligada à Piracicabana, eterno monopólio do transporte urbano da Baixada Santista( da linha 926 (que liga Peruíbe a Santos) pois uma passageira cujo destino dela era até Agenor de Campos (em Mongaguá) simplesmente foi IGNORADA pelo motorista e parou no centro de Mongaguá...O problema é que ele na maior cara de pau falou para a mulher que estávamos em Praia Grande e que teria que pagar mais R$ 2,80 para compensar esse "transtorno" ou correria o risco de ser pixada. Intimidada, acatou a decisão. E o mais grave é que esse tipo de cena é cada vez comum pelo simples fato de que a famosa máxima de "levar vantagem em tudo" está encrustada na cultura brasileira em qualquer coisa, infelizmente e adicionada à impunidade bruta e injusta. Bom, para bom entendedor, este relato curto já basta !!!!

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Banda do Mês - The Cure - Por Wikipedia




Os The Cure são uma banda de rock inglesa formada em 1976 em Crawley, Inglaterra. Robert Smith é o líder da banda e único elemento constante desde a sua formação, além de se manter responsável sozinho por sua direcção musical, sendo produtor, cantor, compositor e multi-instrumentista.

Aclamados no final dos anos 1980 e princípio da década seguinte, com diversos álbuns que alcançaram grande exposição e popularidade, passaram a ser negligenciados pela imprensa na segunda metade dos anos 1990. Com a chegada do novo século, a banda foi reconhecida mundialmente como uma das mais influentes do rock alternativo moderno. Várias canções dos The Cure tornaram-se sucesso nas rádios, tais como Just Like Heaven, Close To Me, ou Friday I'm in Love, com indicações e ganhos em prémios, e o grupo havia vendido até 2004 mais de 30 milhões de cópias no mundo todo, com 1.1 milhão de vendas certificadas somente no Reino Unido, sendo uma das bandas alternativas de maior sucesso da história. Em Outubro de 2008 a revista britânica NME anuncia a atribuição do prémio 'Godlike Genius' à banda, em forma de reconhecimento pela contribuição para a música alternativa e pela sua extraordinária carreira.

História

Formação e Three Imaginary Boys (1973 - 1979)

A primeira encarnação do que viria a tornar-se os The Cure chamava-se The Obelisk e era composto por estudantes da Notre Dame Middle School de Crawley, Sussex. O grupo fez seu debute público em abril de 1973 e contava com Robert Smith no piano, Michael Dempsey e Marc Ceccagno na guitarra, Laurence "Lol" Tolhurst na percusssão e Alan Hill no baixo. Em Janeiro de 1976, após deixar os Obelisk, Marc Ceccagno forma os Malice com Robert Smith, agora também na guitarra, e Michael Dempsey, que passou a baixista, juntamente com outros dois companheiros de turma da St. Wilfrid's Catholic Comprehensive School. Ceccagno abandonou pouco depois o projecto para formar uma banda de Jazz-rock fusion chamada Amulet. Pouco tempo depois, Lol Tolhurst, dos Obelisk, e Porl Thompson, já bastante conhecido na região pelas suas aptidões, entram para os Malice na bateria e guitarra solo, respectivamente.Após várias tentativas para conseguirem um novo vocalista, Peter O'Toole assumiu a posição. Neste período faziam releituras de David Bowie, Alex Harvey, Jimi Hendrix, entre outros e começaram também a escrever o seu próprio material.

Em Janeiro de 1977, após alguns concertos pouco satisfatórios e por estarem crescentemente a serem influenciados pelo surgimento do punk rock, os Malice passaram a ser conhecidos como Easy Cure, nome retirado de uma canção de Lol Tulhurst. No mesmo ano, ganharam um concurso de talentos promovido pelo selo alemão Hansa Records e receberam um contrato de gravação. Apesar da banda ter gravado faixas para a editora, nenhuma foi lançada. Em Setembro do mesmo ano, Peter O'Toole abandonou o grupo e Smith assumiu o papel de vocalista. Seguindo desavenças em Março de 1978 sobre a direcção que a banda deveria tomar - tendo o grupo rapidamente percebido que ganharam o concurso não pelo seu valor, mas pela sua imagem, o contrato com a Hansa foi desfeito. Smith mais tarde lembrou "Nós éramos muito jovens. Eles simplesmente pensaram que nos podiam transformar num grupo adolescente. Na verdade eles queriam que nós fizessemos releituras e nós sempre recusávamos".

Robert Smith deixa de achar piada ao nome da banda e muda-o para The Cure, pois soava-lhe demasiado "West Coast". Entretanto Robert Smith começa também a não gostar dos solos de Porl, pois pretendia um som cada vez mais minimalista, daí que em pouco tempo Porl Thompson também abandonaria o projecto.

…Todos os grupos que gostavamos tinham o the antes do nome da banda, mas The Easy Cure soava estúpido, então mudamos o nome para The Cure. Chateou alguns dos nossos antigos fãs mas…bom, aí está…eu pensei que The Cure era mais aquilo'.

— Robert Smith, Ten Imaginary Years, 1988

Nesta altura os The Cure passam a ser um trio composto apenas por Robert na voz e guitarra, Michael Dempsey no baixo e Lol Tolhurst na bateria. Enviam as suas demos a todas as maiores editoras, mas não obtêm qualquer resposta, excepto do A&R da Polydor, Chris Parry. Após uma longa conversa, com vários copos à mistura, assinam um contrato com Parry mas não pela Polydor, mas pela sua própria editora que acabara de criar, a Fiction Records, tornando os The Cure a primeira banda a assinar por esta editora.

O primeiro single da banda, "Killing an Arab" é lançado no Natal de 1978, single esse que é bem recebido pela crítica inglesa sem no entando deixar de criar polémica junto de pessoas menos informadas que pensaram que a música teria conteúdo racista. O primeiro álbum, Three Imaginary Boys, só sai em Junho de 1979, e foi igualmente recebido com muito boas críticas, ao ponto de apelidarem os The Cure de "os novos Pink Floyd" (do período de Syd Barrett).

No entanto o som que caracteriza o álbum, ainda com algumas influências punk, músicas rápidas e directas, já não são a imagem do Robert Smith desta altura mas sim de um Robert do passado, do período Easy Cure. A capa original deste álbum tem a particularidade de não ter imagem alguma da banda mas sim três objectos comuns a representar a banda (candeeiro, aspirador e um frigorífico) e não ter o nome das músicas, apenas umas imagens relacionadas com cada uma delas, criando um certo mistério em torno da banda. Mas o que Chris Parry queria demonstrar com esta atitude era que a banda valia pela sua música e não pela sua imagem. Nesta altura eles queriam demonstrar que eram apenas simples pessoas a fazer música, sem qualquer tipo de imagem.

O meu problema com os Cure era, aqui estava uma banda sem imagem mas com uma música forte, então eu pensei "vamos fazê-lo completamente sem uma imagem" em vez de ir pelo típico, sangue, macabro e violento que estava em voga para as capas de álbuns desta altura. Eu pensei, "vamos fazê-lo completamente desapaixonados, vamos escolher as três coisas mais mundanas que possamos encontrar."

— Chris Parry, Ten Imaginary Years, 1988

Eu nem gostei do álbum. Nem sequer pensei que soasse a The Cure de todo. Muitas pessoas disseram que gostavam da sua diversidade mas essa é exactamente a razão que eu não gostei do álbum. Soa como uma compilação ou algo parecido…

— Robert Smith, Ten Imaginary Years, 1988

Começam a tournée de promoção ao álbum e pouco depois são convidados para serem a banda de suporte para a banda Siouxsie & The Banshees..Após uma invulgar deserção no seio desta banda em plena tournée, Robert Smith oferece-se para o lugar de guitarrista até ao fim desta e passaria a fazer os dois sets, tanto pelos Cure como pelos Banshees.

Editam o single "Boys Don't Cry" em Junho que não obtém o sucesso esperado.

O terceiro single dos The Cure, "Jumping Someone Else's Train" foi lançado no começo de Outubro de 1979. Pouco após, Dempsey foi expulso da banda pela sua fria recepção ao material que Smith havia escrito para o álbum seguinte. Dempsey juntou-se aos The Associates, enquanto o baixista Simon Gallup e o teclista Matthieu Hartley da banda de post-punk/new wave de Horley, The Magspies, se juntaram aos The Cure. Os The Associates seriam a banda de abertura para os The Cure inicialmente e The Passions na turnée inglesa Future Pastimes entre Novembro e Dezembro, com a nova formação dos Cure já a tocar algumas canções do projectado segundo álbum. Enquanto isso, uma banda paralela formada por Smith, Tolhurst, Dempsey, Gallup, Hartley e Thompson, com vozes de apoio de família e amigos, e com o carteiro local, Frankie Bell, a vocalista, lançaram um single de 7 polegadas em Dezembro sob o nome presumido de Cult Hero.


Período obscuro (1980 - 1982)

Após a gravação deste primeiro álbum, Robert inicia pouco depois a gravação do período mais "negro" dos The Cure; a trilogia, Seventeen Seconds, Faith e Pornography. Este período é considerado por uma parte consideravel de fãs como a melhor fase da banda, na qual foram produzidas canções belas e soturnas como "A Forest", "Play For Today", "Primary", "All Cats Are Grey", "Faith", "Charlotte Sometimes", "One Hundred Years", "The Figurehead" ou "A Strange Day". À ilusão do Seventeen Seconds, segue-se a letargia do desespero em Faith. Todo esse desespero e emoções contidas transformam-se em raiva, ódio e num desespero ainda mais exacerbado em Pornography, tornando este álbum um marco para a música alternativa.

Tomamos conta da Fiction e recusamos deixar entrar alguém…Não conseguia lembrar-me do que tinha feito ou onde tinha estado. Eu perdi verdadeiramente contacto com o que era realidade por um par de meses.

— Robert Smith, acerca das gravações de Pornography, Ten Imaginary Years, 1988

Robert Smith, que estava insatisfeito por não ter o controlo sobre certos aspectos, nesta altura passou a tomar as rédeas de todo o processo criativo e co-produziu Seventeen Seconds juntamente com Mike Hedges. A Forest foi o primeiro single dos Cure a entrar no top de singles do Reino Unido, e foi a primeira música que se pôde ouvir deste novo período. Bastante diferente do que tinha sido feito anteriormente, é no entanto, a essência deste novo período e mesmo de toda a carreira.

Após a tournée de 1980, Matthieu Hartley deixa a banda. Hartley afirmou, "apercebi-me que a banda estava a ir numa direcção suicida, música sombria - do tipo que não me interessava de maneira nenhuma".

Em 1981, satisfeitos com o ambiente reproduzido por Mike Hedges, gravam novamente com este produtor, desta vez o álbum Faith, que consegue levar mais adiante o ambiente depressivo presente no álbum anterior.

Na Picture Tour de 1981 os concertos assemelhavam-se a cerimónias religiosas, com uma atmosfera altamente depressiva ao ponto da audiência não aguentar e provocar graves tumultos. Nesta turnê, antes dos concertos, em vez de uma banda de suporte, apresentavam o filme Carnage Visors de Ric Gallup (irmão de Simon Gallup), um filme animado que criava a atmosfera pretendida para o início do concerto.[28] Robert Smith vivia tão obsorvido neste ambiente depressivo, que em certas ocasiões chegava a terminar os concertos em lágrimas; já para o fim da tournée recusava-se a tocar músicas do primeiro álbum.

Eu não me apercebi do efeito que teria na banda. Eu pensei que poderiamos juntar as músicas quando tocassemos ao vivo e as outras canções iriam criar um equilibrio, mas acabou por afectar todos. Aquelas canções tiveram um efeito negativo em nós - quanto mais as tocavamos, mais deprimidos e desolados ficavamos.

— Robert Smith, acerca do álbum Faith, Ten Imaginary Years, 1988

Em 1982 editam um dos álbuns mais importantes da banda, Pornography, que é o pico deste período mais sombrio da banda. Um álbum gravado no limite da lucidez já muito perto da insanidade, provocada por vários excessos, sendo o mais evidente o consumo desmesurado de todo o tipo de drogas. Este comportamento por parte de todos os membros da banda, torna-os demasiado frios e distantes e iria criar problemas entre eles em pouco tempo. Este álbum inicia com a linha, "It doesn't matter if we all die" ("Não interessa se todos morrermos"), que define exactamente o pensamento da banda nesta altura. O desespero e o ódio presente no álbum pode ser abreviado pela concisão dessas primeiras palavras que ouvimos neste álbum.

Apesar das preocupações legítimas quanto a este álbum não ter um som comercial, é o primeiro álbum da banda a atingir o top 10 no top do Reino Unido, atingindo o oitavo posto.

Nesta altura começam também a alterar a sua postura de não-imagem e encetam uma mudança no seu visual na digressão do álbum Pornography. Pintam os olhos com batom (que com o suor dava uma sensação de estarem a sangrar dos olhos) e começam a deixar crescer o cabelo duma forma desgrenhada.

Vivia-se um ambiente de "cortar à faca" dentro da banda e os concertos eram feitos quase sem qualquer diálogo entre os membros. Este período, que levou os membros da banda ao limite das suas capacidades físicas e psíquicas, culminou em cenas de pancadaria entre Simon Gallup e Robert Smith em plena tournée de 1982. Os The Cure como eram conhecidos até então tinham acabado. No fim da tournée a banda tinha acabado, apesar de oficialmente, o fim nunca ter sido confirmado. Simon Gallup estava fora da banda..

Na tournée do Faith, comecei a ler livros sobre insanidade, psiquiatria, asilos, bom, saúde mental em geral. Eu pensei no tipo de existência que as pessoas devem ter quando estão internadas, a maneira como são tratados e eu pensei, se eu estivesse sozinho, aquilo podia acontecer-me. Em vez de cantar para uma audiência, eu poderia encontrar-me a cantar para uma parede.

— Robert Smith, sobre o que o inspirou para gravar Pornography, Ten Imaginary Years, 1988


Período de indefinições (1983 - 1984)

Em 1983, Robert Smith fazia também parte integrante da banda Siouxsie & The Banshees e é neste período com esta banda que Robert adopta a sua imagem de marca, inspirada na Siouxsie Sioux, pretendendo de alguma forma integrar-se estéticamente nesta banda de rock gótico; lábios esborratados de batom, olhos pintados e o cabelo levantado de uma forma despenteada.Fez tanto sucesso que a sua imagem tornou-se um ícone.

O Robert nesta altura sentia-se perfeitamente confortável em ser somente guitarrista ao contrário do papel que tinha que desempenhar nos Cure, daí que temendo perder Robert Smith definitivamente para os Banshees, Chris Parry (dono da Fiction Records) incita-o a gravar algo diferente e mais comercial.

…Eu queria tocar com eles, porque eu estava farto de ser o vocalista e líder da banda durante tantos anos. Eu queria ser só o guitarrista, para ver se seria diferente numa outra banda, eu queria ver se as minhas experiências eram diferentes das deles.

— Robert Smith, acerca dos seus motivos para entrar nos Banshees , Ten Imaginary Years, 1988

Antevendo um descontentamento e desilusão dos fãs, o Robert sugere gravar com um nome diferente que não The Cure, mas Chris Parry consegue convencê-lo dos beneficios. Por outro lado, Robert nesta altura estava com intenções de terminar com os Cure ou no mínimo, com todo o misticismo à sua volta, daí que não foi muito difícil convence-lo a gravar algo completamente antagónico ao que os Cure representavam até esta altura. Assim ainda no fim de 1982, surge o single Let's Go To Bed e mais tarde já em 1983, The Walk (#12/UK) e The Lovecats (#7/UK). Como Lol Tolhurst já não conseguia evoluir mais na bateria, passou para os teclados. Andy Anderson, seria o baterista nestas gravações e futuramente seria o novo baterista da banda enquanto que o produtor e baixista, Phil Thornalley seria o novo baixista.

Nesta altura, numa altura de indefinição quanto ao futuro dos Cure, Robert Smith inicia um projecto paralelo com o baixista dos Banshees, Steve Severin de nome The Glove. Apenas editam um álbum que foi bastante marcante para os dois, Blue Sunshine. Andy Anderson seria o baterista dos The Glove.

Em 1984 os The Cure editam The Top, já com Porl Thompson, que já tinha estado ligado aos Easy Cure. Este é um álbum na globalidade psicadélico, também influênciado pela passagem do Robert pelos Banshees e também pela digressão que estes fizeram por Israel. É bastante diferente de tudo já alguma vez feito e deveras estranho, mas que com o tempo se torna cada vez mais apelativo e cativante. Um álbum que de tão estranho, foi recebido friamente e em parte Robert concorda com as críticas pois segundo ele, na altura, os The Cure eram ele e umas quantas pessoas e não verdadeiramente uma banda, de maneira que álbum foi quase completamente feito por ele. Robert Smith tocou neste álbum todos os instrumentos, com a excepção da bateria e saxofone. The Caterpillar (#14/UK) é o único single deste álbum. Da tour de 1984 seria editado um vídeo gravado no Japão denominado de Live In Japan.


Sucesso comercial (1985 - 1993)

Em 1985, após uma longa conversa num bar, Simon Gallup regressa aos Cure e Andy Anderson entretanto já tinha sido substituído por Boris Williams na tournée do The Top. The Head On The Door é lançado e desta vez conseguem verdadeiramente atingir o mainstream. Os singles "In Between Days" e "Close To Me" são músicas que ainda hoje se ouvem em qualquer lugar. Para além desses clássicos este álbum possui outras preciosidades que marcam a história da banda como a "Sinking", "Push", "The Baby Screams", "A Night Like This", entre outras. Foi um álbum que marcou a banda e os deu a conhecer ao mundo, pois até aqui tinham sido uma banda apenas conhecida em certos circuitos alternativos. Uma particularidade deste álbum é que a música "The Blood" teria sido escrita após Robert Smith ter bebido uma garrafa de vinho do Porto, Lágrima de Cristo. Tentaram fazer uma música inspirada no fado, mas como os resultados não foram satisfatórios, decidiram-se por um som inspirado em flamenco.

Em 1986 é quando o sucesso se torna num fenómeno de popularidade assim que os The Cure lançam a compilação Standing on a Beach / Staring at the Sea. "Boys Don't Cry", que, em 1980, quando foi lançada, não teve o sucesso esperado, em 1986 torna-se um hino da banda. Neste mesmo ano, Robert Smith chocou o mundo da música quando apareceu de cabelo cortado; a MTV dedicou vários blocos noticiosos acerca do assunto. Acerca do assunto, Robert afirma: "É muito mau quando as pessoas te reconhecem pelo teu corte de cabelo e não pela música. Eu estava farto de ver tantas pessoas que se pareciam comigo." Da tour de 1986 seria editado o vídeo In Orange.

Eu não sei porque razão as pessoas gostam mais de nós agora do que gostavam há cinco anos atrás. Talvez estejamos a fazer música mais acessível. Talvez estejamos a fazer música melhor. Talvez seja apenas porque nos acham engraçados.

— Robert Smith, acerca do súbito entusiasmo mundial em torno dos Cure, Ten Imaginary Years, 1988

Em 1987 gravam no sul de França um disco duplo, Kiss Me Kiss Me Kiss Me, um projecto arrojado, com músicas pop belas contrastando com músicas cheias de raiva, relembrando o período mais negro da banda. "Why Can't I Be You?", "Catch", "Hot Hot Hot!!!" e "Just Like Heaven" são algumas músicas do lado pop, que contrastam com "The Kiss", "Torture" ou "If Only Tonight We Could Sleep", "The Snakepit" entre outras. Actuam pela primeira vez num país lusófono - o Brasil, com oito concertos: três no Ibirapuera em São Paulo, dois no Gigantinho em Porto Alegre, dois no Maracanãzinho no Rio de Janeiro e um no Mineirinho em Belo Horizonte. Lol Tolhurst, estava com cada vez mais dificuldades para actuar ao vivo devido aos seus problemas de alcoolismo levando Robert Smith a optar por convidar Roger O'Donnell dos The Psychedelic Furs para o assistir.

Em 1989, surge o álbum que é considerado de uma forma mais ou menos consensual o melhor álbum da banda, Disintegration. Gravado numa fase particularmente difícil para o Robert, que na altura vivia a angústia da passagem para os trinta anos e da consciencialização de que o passado não volta, conseguiu canalizar todo o seu desespero para as suas letras e música. Nunca o triste e belo estiveram tão perto da perfeição e foi considerado o álbum do ano para a Melody Maker. Com este disco e especialmente com os singles alcançam bastante atenção mundial. "Fascination Street", "Pictures Of You", e principalmente, "Lullaby" e "Lovesong" atingem óptimas posições nos "tops". Laurence Tolhurst, é afastado da banda devido aos seus problemas com o álcool e fraca contribuição para a banda, após um últimato do resto da banda a Robert Smith; Roger O'Donnell que já tinha sido contratado em 1987, assegura a função totalmente. Após uma tournée mundial que pela primeira vez passa por Portugal, no Estádio de Alvalade em Lisboa, Robert despede-se com um "goodbye and I'll never see you again" ("adeus e eu nunca mais vos verei novamente"). Também afirmou à imprensa que esta seria a última tournée que faria. No entanto as suas ameaças não se viriam a confirmar.

Chegou a um ponto ao qual eu não conseguia lidar com isso, então eu decidi que esta seria a minha última tour. Eu simplesmente já não conseguia lidar com o tipo de atenção que me despendiam.

— Robert Smith em declarações à Sounds em Outubro de 1989, The Cure - A Visual Documentary, 1993

Em 1990, "Lullaby" recebe um Brit Award para a categoria de "melhor videoclipe". Neste mesmo ano O'Donnell opta por deixar a banda e é substituído por um roadie, Perry Bamonte, que nunca tinha tocado teclados na vida. Ainda em 1990, Robert Smith surpreende todo o mundo com um álbum de remixes de algumas das suas mais conhecidas músicas. Mixed Up é o nome do álbum, o qual choca tanto a crítica mundial como os seus próprios fãs. Deste álbum serão extraídos os singles, "Never Enough" e "Close To Me" versão remix.

Em 1991, os leitores do jornal de música britânico Sounds elegem os The Cure como a "melhor banda ao vivo". Ganham também o prémio para "melhor vídeo promocional" ("Never Enough"), enquanto Robert ganha o prémio de "melhor músico" e "melhor voz masculina". Ainda em 1991, vencem outro Brit Award; desta vez são distinguidos como a "melhor banda britânica".

Em 1992 sai um novo disco de originais, Wish, que tinha a difícil missão de superar o admirável Disintegration. Por isso mesmo para muitos foi uma decepção mas esquecendo o facto de ser praticamente impossível superar tal álbum, Wish não deixa de ser notável. "A Letter To Elise", "High" e especialmente "Friday I'm In Love" foram os singles que mais uma vez atingiram os "tops" mundiais. O álbum atingiu o top de álbuns mais vendidos no Reino Unido e foi segundo nos Estados Unidos. Ignorando a parte comercial, este álbum possui igualmente temas incontornáveis como "Open", "From the Edge of the Deep Green Sea", "To Wish Impossible Things", entre outras. Foi o álbum de originais dos Cure que mais vendeu.

Os The Cure tinham atingido o auge da sua fama. Seguiu-se mais uma gigantesca tournée mundial, da qual seriam editados dois álbuns; Show (com o lado mais comercial) e Paris (priorizando as canções mais intimistas). Aqui terminava mais uma fase dos The Cure. Boris Williams e Porl Thompson estavam de partida.


Declínio comercial (1994 - 1999)

Após a debandada, Robert Smith estava também a lidar com o processo que Lol Tolhurst lhe moveu em 1991, contra a sua pessoa e a Fiction Records, por direitos sobre o nome da banda e mais direitos financeiros que julgava ter. Apesar de ter perdido o caso, Lol Tolhurst causa danos na banda, que neste período praticamente deixou de existir.

Em 1995, Robert consegue juntar alguns elementos e começa a pensar mais seriamente num novo álbum. Roger O'Donnell tinha sido convidado de novo para os teclados, Perry deixa os teclados e passa para a guitarra a tempo inteiro e Simon continua no baixo. Como solução para a falta de baterista, decidem colocar um anúncio na NME. Jason Cooper consegue o lugar. Fazem uma pequena tournée por festivais europeus, incluindo o Super Bock Super Rock em Lisboa.

Em 1996 sai o novo álbum, Wild Mood Swings, após o Wish de 1992, um período demasiado longo para um mundo demasiado activo e sedento de novas direcções que praticamente já os tinha esquecido e vivia absorvido pela moda do britpop. No entanto o álbum fica bastante longe das expectativas criadas mesmo pelos próprios fãs. Um álbum bastante heterogéneo e com umas sonoridades completamente atípicas até então. Pela primeira vez um álbum de originais dos Cure tinha vendido menos que o seu antecessor.Seguiu-se uma nova tournée mundial, que mesmo apesar do fracasso comercial do álbum, enchia os recintos por todo o mundo. Apresentam-se novamente em terras tupiniquins no Pacaembu em São Paulo e na última edição do Hollywood Rock Festival no Rio de Janeiro, motivados por um abaixo-assinado de fãs brasileiros. Iniciava-se uma longa travessia no deserto, preenchida por alguns festivais de verão, algumas colaborações e uma nova compilação de singles em 1997 intitulada Galore, que não teve o sucesso esperado.

Ainda em 1998 passam pela terceira vez em Portugal, inseridos uma vez mais no contexto de uma pequena tournée por alguns festivais europeus; agora regressavam para um concerto no Festival do Sudoeste, em Portugal, e para o primeiro concerto na Galiza, na Praia de Riazor, na Corunha.


Ressurgimento (2000 - presente)

Em 2000 os The Cure regressam para, segundo Robert Smith, completar a trilogia iniciada com os álbuns Pornography e Disintegration que agora seria completada com Bloodflowers e logo após a tournée de suporte para o álbum, acabaria com os Cure.[67] Mais uma vez a sua "ameaça" não seria concretizada. O disco, apesar de não estar ao nível dos outros dois, reanima sem dúvida os The Cure, reavivando o entusiasmo pela banda, mesmo sem qualquer single editado. O álbum foi nomeado para um Grammy Award na categoria de melhor álbum de rock alternativo. Seguiu-se uma nova turnê mundial, que foi vista por mais de um milhão de pessoas e uma certa aclamação geral pela banda. Este seria o último álbum de originais que gravariam pela Fiction Records.

Em 2002 realizaram uma nova tournée europeia por festivais do velho continente, incluindo novamente o Festival do Sudoeste em Portugal e em novembro do mesmo ano, realizaram os notórios concertos da trilogia (Pornography, Disintegration e Bloodflowers) nas cidades de Bruxelas e Berlim. Em cada uma destas três noites a banda apresentou ao vivo as três obras completas perante uma audiência em delírio. As duas últimas noites podem ser revistas parcialmente no DVD Trilogy entretanto editado pela banda.

Apesar de já algumas bandas o terem referido no passado, é por esta altura que começam mais frequentemente a referir Smith e os Cure como uma das suas principais influências. Smashing Pumpkins, Placebo, Interpol, Mogwai, Deftones, Bloc Party, Dinosaur Jr., Blink-182, Jane's Addiction, My Chemical Romance, Hot Hot Heat são algumas das bandas que podemos referir, já não referindo uma interminável lista de bandas góticas que foram e são obviamente muito influênciadas pelos The Cure. A banda é considerada uma das bandas que mais influênciou o rock alternativo moderno.. E com isto a banda recebe um prémio da revista inglesa Q, "The Most Inspiring Band" perante uma plateia que recebeu Robert Smith de pé.

Em 2004 lançam um novo álbum com o simples título de The Cure, gravado pela Geffen Records e produzido por Ross Robinson. Aclamado pela imprensa internacional e pelos fãs e segundo alguma imprensa, o melhor álbum desde o Disintegration. A MTV promove uma homenagem aos The Cure, MTV Icon, com a presença de bandas que nos apresentam covers da banda ou de alguns músicos em representação das suas bandas que falam acerca do quão importantes foram os The Cure para as suas bandas e para eles próprios. Estiveram presentes: Razorlight, AFI, Red Hot Chili Peppers, Audioslave, Air, Good Charlotte, The Rapture, The Killers, Marilyn Manson, Metallica, Interpol, Deftones, Blink-182, Placebo, etc.

…No último verão, senti-me completamente à deriva pela primeira vez na minha vida. Senti-me desassociado de tudo o que sempre me ancorou. Senti que não encaixava na minha casa e na minha família. Simplesmente já não me sentia confortável e as primeiras duas canções (Lost e Labyrinth) reflectem isso

— Robert Smith, sobre The Cure, Uncut, 2004

Entram para o Rock Walk of Fame, e passam a figurar ao lado das maiores lendas de música rock mundial. Fazem uma pequena tournée européia que passa pelo Festival de Vilar de Mouros, em Portugal e Festival Xacobeo, em Santiago de Compostela, Galiza. Após esta, Perry e Roger saem da banda sem grandes revelações dos motivos e Porl Thompson regressa. A re-estreia deu-se no palco de Paris do Live 8.

Em 2005 fazem uma nova tournée com a "nova banda" por alguns dos maiores festivais Europeus e que em 2006 seria editado em DVD com o nome Festival 2005. Durante o período entre 2005 e 2007 Robert Smith protelou sucessivamente a apresentação do novo álbum da banda alegando falta de inspiração, inclusive adiando uma tournée que passaria pelos Estados Unidos e Canadá a fim de terminar o álbum o mais rápido possível. Em Julho de 2007 teve início uma digressão mundial que começou na Ásia, passou pela Oceânia (Austrália e Nova Zelândia) mas foi abruptamente adiada quando se preparava para chegar aos Estados Unidos pelos motivos acima referidos. Em 2008 esta tournée passou pela Europa, incluindo um concerto no Pavilhão Atlântico em Portugal,seguindo posteriormente para a América do Norte.

Em 27 de Outubro de 2008, é lançado na maior parte dos países da UE, inclusive Portugal, o décimo terceiro álbum de originais da banda, o 4:13 Dream, após quatro singles de promoção e um EP.


Características musicais

A música dos The Cure tem sido categorizada como rock gótico, subgénero do rock alternativo, como uma das principais bandas, no entanto, Robert Smith disse em 2006 que "é patético quando o 'gótico' ainda se cola ao nome The Cure", considerando o sub-género "incrivelmente estúpido e monótono. Verdadeiramente lastimoso".Ainda assim, Smith afirma que "não somos categorizáveis. Suponho que fossemos pós-punk quando aparecemos, mas na totalidade é impossível. Eu só toco 'música Cure', seja lá o que isso for."

Ainda sobre este mesmo tema, Robert Smith, uma vez mais questionado sobre o assunto, em 2008, para a NME, respondeu:

"Quando eu ingressei nos Banshees, estava consciente que estava a entrar numa banda gótica, e que a Siouxsie era um ícone gótico. Tornei-me de facto um ícone gótico por volta dessa altura."

"Quando eu estava com os Banshees eu vinquei o meu ponto ao usar pijamas - Eu vesti um pijama às riscas azuis. Eu queria realçar que não fazia parte desse mundo. Eu costumava ir beber com o Steve Severin ao Batcave por volta dessa alturar e não há nada mais gótico do que estar a beber no Batcave com o Severin em 1983. Mas eu estaria usando um pijama."

"Quando fizemos o álbum Faith em 1981, o gótico ainda não tinha sido inventado, nós eramos uma "raincoat band". Estavamos a inventar o gótico com esse álbum e o Pornography. Mas nós não o eramos, estavamos apenas a tocar música emocional. Eu sentia-me um bocado desesperado na altura, a banda no seu todo era um bocado desesperante, pensavamos que ia acabar com o Pornography."

Apesar de serem vistos como produtores de música obscura e sombria, os Cure também obtiveram sucesso com algumas músicas alegres. A Spin Magazine, escreveu que "Os Cure sempre foram uma banda do tipo: ou Robert Smith está a afincadamente dedicado numa tristeza gótica ou está a lamber um pegajoso algodão-doce dos seus dedos manchados de batom".

O estilo musical primário dos Cure tem sido listado como "linhas de baixo melódicas e dominantes; vozes lamuriosas e sufocantes; e uma obsessão lírica com o existencial, quase um desespero literário". A maior parte das músicas dos Cure começam com as partes de baixo e de bateria de Smith e Gallup. Ambos gravam demos em casa e depois em estúdio para aperfeiçorem suas ideias. Smith afirmou em 1992, "Eu penso que quando as pessoas falam comigo acerca do som dos Cure, referem-se ao baixo de 6 cordas, guitarra acústica, e à minha voz, mais o som de cordas do Solina". Por cima desta base é acrescentado "grandes camadas de guitarras e sintetizadores" Os teclados sempre foram um componente no som da banda desde o Seventeen Seconds, e a sua importância aumentou com o uso proeminente no Disintegration.


Legado

Influência

Os The Cure têm servido como uma influência principal em diversos artistas que emergiram durante os trinta anos de carreira da banda, incluindo Jane's Addiction, The Smashing Pumpkins, e Dinosaur Jr. Smith notou que ele vê as bandas influenciadas pelos Cure, Interpol e My Chemical Romance, com afecto, adicionando que "também acho a obsessão com Simon [Gallup] de Carlos D. [baixista do Interpol] fofa". Além disso, o grupo foi uma das primeiras bandas alternativas a ter um sucesso comercial nas paradas numa era antes do rock alternativo ter chegado ao mainstream. Em 1992, a NME afirmou que The Cure se tornaram durante os anos 1980 "uma máquina de sucessos gótica (19 até hoje), um fenómeno internacional e, sim, a banda alternativa mais bem sucedida que já vagou desconsoladamente pela Terra".


The Cure na cultura popular

Várias referências foram feitas aos The Cure e à sua música na cultura popular. Diversos filmes usaram títulos de canções dos Cure como títulos de filme, incluindo Boys Don't Cry (1999) e Just Like Heaven (2005). A série de TV One Tree Hill tem feito várias referências ao grupo: vários episódios têm nomes de canções como "To Wish Impossible Things", "From The Edge of the Deep Green Sea", "The Same Deep Water as You" e "Pictures of You". A música "Apart" teve um papel proeminente em um dos últimos episódios da 1ª temporada. Adicionalmente, na 3ª temporada, Peyton e Elie entram em uma discussão quanto a qual é o melhor álbum dos Cure: Disintegration ou Wish. E no final da 5ª temporada, Peyton escreveu a letra de "Lovesong" no chão da Rivercourt.

Em algumas situações, a imagem obscura dos Cure tem sido parodiada. No segundo ano de The Mighty Boosh, The Moon canta o refrão de "The Lovecats". Noutro ponto desta série, um poderoso spray para cabelo, o Goth Juice, é dito ser "O mais poderoso spray de cabelo conhecido pelo homem; feito das lágrimas de Robert Smith". The Mary Whitehouse Experience mostrava frequentemente breves clipes das estrelas do show cantando músicas cómicas e rimas de enfermaria como os The Cure em um estilo deprimente. Robert Smith apareceu no episódio final da primeira série de The Mary Whitehouse Experience, dando um soco no personagem Ray (interpretado por Robert Newman) enquanto murmurando a frase de impacto de Ray "Oh no what a personal disaster" ("Oh não, que desastre pessoal").

Robert Smith deu voz a si próprio na primeira temporada da série animada South Park[88] a pedido de um dos criadores, Trey Parker, um fã dos Cure. Smith apareceu no episódio "Mecha-Streisand", aonde lutou contra a gigante metálica Barbra Streisand. Assim que se afasta triunfante pela montanha acima no fim do episódio, o personagem Kyle Broflovski grita "O Disintegration é o melhor álbum de sempre".


Discografia


Em 2008, os The Cure tinham editado treze álbuns de estúdio, além de diversos singles, colectâneas, apresentações ao vivo e documentários de gravação.

1979 - Three Imaginary Boys
1980 - Seventeen Seconds
1981 - Faith
1982 - Pornography
1984 - The Top
1985 - The Head On The Door
1987 - Kiss Me Kiss Me Kiss Me
1989 - Disintegration
1992 - Wish
1996 - Wild Mood Swings
2000 - Bloodflowers
2004 - The Cure
2008 - 4:13 Dream


O grupo também compôs canções inéditas para filmes, como "Burn" para O Corvo, "More Than This" em Ficheiros Secretos e "The Dredd Song" para Juiz Dredd. Outras canções foram incluídas em bandas sonoras, tais quais "Boys Don't Cry" em The Wedding Singer e Busenfreunde; "In Between Days" em Grosse Pointe Blank; "Just Like Heaven" em Judas Kiss, Gypsy 83, Just Like Heaven e The Man Who Loved Ynge; "Doing the Unstuck" em Gypsy 83; Career Girls, American Psycho e Marie Antoinette.

Também apareceu em séries televisivas como Melrose Place, One Tree Hill, Beavis and Butt-Head, Cold Case, Reunion, entre outras.

também fazem uma cover de "World In My Eyes" para o álbum de tributo aos Depeche Mode, For The Masses.


Integrantes Atuais

- Robert Smith 21 de Abril de 1959 Guitarra, voz, violino, baixo, teclas - Fundador e compositor do grupo
- Simon Gallup 1 de Junho de 1960 Baixo. Na banda desde 1979-1982 e 1985 - Presente
- Porl Thompson 8 de Novembro de 1957 Guitarra, Teclas e Saxofone. Na banda desde 1976-1978, 1984-1992, 2004-Presente
- Jason Cooper 31 de janeiro de 1967 Bateria. Na banda desde 1995, substituindo Boris Williams

Ex-integrantes

Michael Dempsey: baixo (1976 – 1979)
Matthieu Hartley: teclas (1979 - 1980)
Andy Anderson: bateria (1983 - 1984)
Phil Thornalley: baixo (1983 – 1984)
Laurence Tolhurst: bateria e teclas (1976 – 1989)
Boris Williams: bateria (1984 - 1993)
Roger O'Donnell: teclas (1987 – 1990, 1995 - 2005)
Perry Bamonte: teclas e guitarra (1990 - 2005)

Prêmios

Certificados da RIAA - Informações retiradas da base de dados da RIAA

The Head On The Door - Disco de ouro (18 de Março de 1991)
Standing on a Beach - Disco de dupla platina (12 de dezembro de 1997)
Staring At The Sea - The Images - Disco de platina (27 de setembro de 1989)
The Cure In Orange - Disco de platina (18 de Janeiro de 1990)
Kiss Me, Kiss Me, Kiss Me - Disco de platina (14 de agosto de 1990)
Disintegration - Disco de dupla platina (1 de julho de 2004)
Mixed Up - Disco de platina (11 de agosto de 1992)
Picture Show - Disco de ouro (11 de Maio de 1993)
Wish - Disco de platina (16 de Junho de 1992)
Wild Mood Swings - Disco de ouro (1 de julho de 1996)
Galore - Disco de ouro (17 de Outubro de 2001)
Trilogy - Disco de platina (26 de julho de 2005)

Certificados da BPI - Informações retiradas da base de dados da Indústria Fonográfica Britânica.

Boys Don't Cry - Disco de platina (1 de Março de 1991)
The Head On The Door - Disco de ouro (9 de Dezembro de 1985)
Standing on a Beach - Disco de ouro (17 de Junho de 1986)
Disintegration - Disco de ouro (5 de Maio de 1989)
Mixed Up - Disco de ouro (26 de Novembro de 1990)
Wish - Disco de ouro (1 de Maio de 1992)

Award Shows

"Fascination Street" — Best Post Modern Video, MTV Video Music Awards (1990) (indicação)[93]
"Lullaby" — Best British Music Video, Brit Awards (1990) (vencedor)[93]
The Cure — British Group, Brit Awards (1991) (vencedor)[93]
Wish — Best Alternative Music Performance, Grammy Awards (1993) (indicação)[93]
Bloodflowers — Best Alternative Music Performance, Grammy Awards (2001) (indicação)[93]
The Cure — The Most Inspiring Band, Q Awards (2003) (vencedor)
The Cure — Best Live Act, MTV European Awards (2008) (indicação)
The Cure — Godlike Genious, NME Awards (2009) (vencedor)

Fonte: Wikipedia - Português - Portugal - http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Cure

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

18º Etapa - Cemitério da Filosofia - Revisita - Parte 2 - 23.08.2009


Nesta revisita houve diversos imprevistos além do mau tempo que caracterizou esta etapa. Para terem noção, as duas pessoas que iriam acompanhar comigo tiveram problemas pessoais e não puderam comparecer...De qualquer maneira eu fui sozinho pro Cemitério da Filosofia.
Logo percebi que o clima tenso que ocorreu na visita de março persistiu por causa do embaço por parte de funcionários (além da costumeira grosseria) e inclusive houve um agravante bem sério: elementos estranhos estavam perambulando pelo local para fins ilícitos e claramente acobertados pelos próprios servidores municipais e a guarda faz vistas grossas a respeito desse assunto. Portanto, não tive muito o que fazer, apesar de que fiz milagre em obter um número razoável de fotografias e foi a primeira etapa em que fiz o serviço sozinho mesmo e dificilmente acontecerá esse fato inusitado. Talvez seja alvo de revisita, tocando um foda-se a esse clima de tensão pois ao menos em grupo ou dupla ou que valha, a possibilidade de acontecer algo ruim conosco fica bem reduzido. No mais, as características do local são as mesmas descritas no post feito há meses atrás e ficaria penoso repetir sobre isso.
Próxima etapa, seja qual for, será bem melhor do que essa, não por conta de clima, mas sim de ambiente mesmo.

sábado, 22 de agosto de 2009

Crime da Mala - Por Novo Milênio

Para quem tiver interesse de saber de forma precisa a respeito de um dos crimes mais bárbaros e comentados da História de Santos, vou passar o link :

http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0081.htm

O porque disso ? Por conta da Maria Mercedes Fea Pistone, enterrada no Cemitério da Filosofia, em Santos. E o resto, é só clicar na fonte.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Cemitérios de São Bernardo do Campo - por site oficial da prefeitura local

Não querendo prolongar o assunto, no site da Prefeitura Municipal há dados básicos a respeito dos cemitérios daquele município. É simplório mas organizado e bem mais destacado do que endereços eletrônicos públicos da Região da Baixada Santista. Para comprovar esse fato, vou passar o link:

http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=cemiterios

Ah, os cemitérios são ligados à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.

Post rápido e rasteiro por conta de novidades que possam surgir logo. Assim esperamos.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Cemitério Vila Euclides - São Bernardo do Campo - Análise


É correto afirmar que Vila Euclides é o cemitério mais antigo em atividade no município de São Bernardo do Campo, cujo funcionamento começou em 1875. Até aí, nada demais pois muitos municípios possuem necrópoles bem mais antigas do que a mencionada no momento. A diferença além do ambiente bucólico aliada à arquitetura contemporânea na infraestrutura local, é como o lugar é bem cuidado e passa por uma manutenção periódica e seguida com critério. Diferente de muitos cemitérios da Região da Baixada Santista, apenas para fins de citação, que detém os índices de maiores descuidados e descasos por metro quadrado em âmbito estadual.
Não deixemos de citar que há riqueza tumular, incluindo mausoléus familiares que nada devem a alguns exemplares de Consolação e Araçá, cemitérios paulistanos, além da divisão de uma ala dedicada a uma irmandade católica. Contudo, por respeito e também a pedido da administração, não mencionaremos quais famílias e/ou irmandades que estão enterradas ali, até porque o projeto não visa ficar vasculhando a vida de ninguém. Por outro lado, é ótimo perceber e sentir que o local é bem limpo, organizado e dá uma sensação de tranquilidade que em muitos locais não aparenta, por incrível que pareça.
A área e a localização também ajudam no que se refere ao espírito do cemitério em si, apesar de que peca pelo fato de que num dos lados é cercado por uma cerca com arame farpado. E aí entra em questão a Legislação Municipal que "trava" alguma possibilidade de melhoria da segurança da mesma. Por outro lado, o tratamento, a educação e a boa vontade dos funcionários e do pessoal em geral que transita ali é de se impressionar e conclui-se que há pessoas compreensivas e humanas num meio em que nem todos pensam de uma maneira aberta sobre o assunto e absorvendo críticas construtivas numa boa mesmo.
E vale lembrar que São Bernardo do Campo ainda possui 3 cemitérios municipais, além da Vila Euclides e elas estão na rota das futuras visitas que possamos fazer mais adiante. Além de Santo André, que possui mais 4 cemitérios (fora o de Paranapiacaba, que consideramos como um caso à parte pois o local é Distrito) e um deles está perto de ser visitado logo logo. Vamos aguardar...
É um post um tanto quanto curto, mas sincero...Ah, próxima etapa será uma revisita a um cemitério que fomos anteriormente e por motivos de força maior, o assunto doméstico volta a ser discutido...Até lá !!!!

domingo, 16 de agosto de 2009

Caminhos Cemiteriais - 17º Etapa - Cemitério da Vila Euclides - São Bernardo do Campo - SP




Nessa 17º Etapa, o local escolhido foi o Cemitério da Vila Euclides, localizado em São Bernardo do Campo e próximo ao Pavilhão de Exposições, antiga indústria cinematográfica da Vera Cruz, pioneira em produções de filmes no Brasil. Bom, não é neste post que descreverei sobre a História de São Bernardo e sim da necrópole em questão.




Como imaginado, o lugar possui uma área considerável, cujo formato lembra uma cunha (vide mapa no Google Earth) e muito arborizado, dando um clima de paz, tranquilidade e amenidade (principalmente pelo fato de que lá o calor não é forte em momentos de pico climático no verão), sendo assim o conceito do cemitério em si na sua essência é bem semelhante às necrópoles consideradas mais sossegadas e pode ser enquadrada como um local em potencial para ser usado como um ponto turístico. Basta a prefeitura local focar um pouco mais sobre o assunto para que Vila Euclides possa ser vista com bons olhos por parte da população e turistas na área cemiterial.




No que se refere ao quadro dos funcionários, no começo houve uma estranheza por 3 razões: o excesso de funcionários ativos no sábado (incomum, analisando a cronologia de trabalho dos cemitérios), embaço inicial por parte dos funcionários e o próprio cemitério, de tão bem cuidado e organizado, deu até pena de começar os trabalhos sem pedir pro pessoal uma autorização para o uso. Entretanto, quebramos o gelo em duas partes: com relação aos seguranças e funcionários, conversamos a respeito e deixamos bem claro as nossas intenções e recebemos conselhos para não dar bandeira (vide as malas que estávamos portando) para funcionários truculentos que possamos encarar futuramente em outro lugar e vimos que são pessoas simples e muito atenciosas...E na parte administrativa, fomos conversar com o responsável no período diurno e no inicío foi relutante e posteriormente acabou concedendo a autorização para as fotos, por conta do tamanho da máquina que normalmente uso. Na discussão (no bom sentido), ele retratou o porque essa celeuma sobre fotografias: ocasionalmente jornalistas a paisana (normalmente vinculados a jornais locais e da Região da Grande ABCD) entram na necrópole para tirar fotos e no dia seguinte, estampam nos jornais os túmulos das famílias e as mesmas se sentem invadidas privacionalmente e no fim fica um ambiente carregado entre os que trabalham com fotografias e administração cemiterial. Retratando a situação, uma vez que não sou jornalista, e sim geógrafo e o Pedro é técnico em edificações, tivemos plena aceitação por parte de todos.




Depois dessa conversa, os trabalhos foram facilitados e pudemos tirar as fotos sem maiores problemas e descobrindo cada curiosidade a respeito do lugar, entre eles: garoto que pula o cercado para pegar pipa, funcionários pensando que eu fosse estrangeiro (pelo meu jeito de falar), famílias ilustres enterradas no local, riqueza tumular considerável, tratamento sem igual por parte dos funcionários e no final, relatamos os problemas para o pessoal sobre o cemitério (e também soubemos que no período noturno, apenas 2 guardas municipais vigiam o lugar cuja área é grande) e eles novamente explicaram que foram bem fundamentadas, mas esbarram na própria legislação municipal, uma vez que Vila Euclides é patrimônio tombado e não poderia ser possível construir um muro no local do cercado, além de instalações de segurança pelo local sem passar por trâmites burocráticos locais. Sendo assim, faremos questão de conversar com as autoridades locais via internet para fins de discutir sobre o problema...É correto afirmar que não mudaremos em nada, uma vez que quem decide é a própria prefeitura e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Mas não custa nada dar uma força para que o local possa ser ainda melhor. Com a Palavra, Secretário Municipal de Serviços Urbanos de São Bernardo do Campo.




Ficha




Cemitério: Municipal da Vila Euclides


Bairro: Vila Euclides/Vera Cruz


Município: São Bernardo do Campo - SP


Em funcionamento: Desde 1875


Estilo: Horizontal


Gestão: Municipal/Pública


Pontos Fortes: Arborização, Cuidado com a manutenção, cordialidade dos funcionários, riqueza tumular acima da média (deixemos Consolação e Araçá de lado neste momento), estrutura bem montada e ótima localização.


Pontos Fracos: Um dos lados é separado por um cercado por alambrado com arame farpado, inadequado para os dias de hoje, além dos muros baixos, sensação de insegurança em alguns momentos e fraca vigilância no período noturno, portanto sujeito a depredações e roubos (crítica construtiva e isso foi discutido com o responsável pela administração do local, vide relato acima)


Nota: 8,0


Motivos: Vila Euclides possui problemas como qualquer cemitério aqui no Estado e isso foi discutido...Entretanto, compensa pelo clima agradável e pelas características que o marcam e além de ser o cemitério mais antigo em atividade no Município, possui todas as qualidades que possam sim ser colocadas como Museu a Céu Aberto, preservando a História do Município de São Bernardo do Campo. E no mais, todos estão de parabéns e as críticas que fiz são construtivas e todos souberam assimilar numa boa.




Antes dessa jornada, um acontecimento bem constrangedor precisa ser relatado: na viagem de ida, um motorista da Turimar, um tal de Luis, desviou do trajeto normal para Jabaquara sem motivo algum e movido a tagarelagem de uma imbecil desocupada que estava ao seu lado, foi para a Via Anchieta e seguindo pela rodovia lotada e ao seu bel prazer, foi para Heliópolis mostrando sabe-se lá o porque para fins de agradar e aborrecendo profundamente os passageiros que estavam na perua !!! E uma das passageiras relatou desesperada que tinha marcado uma entrevista de emprego às 10 hrs, sendo que a Van chegou ao destino correto somente às 10h10min. Vou até falar da placa do veículo em questão: DPC-1013, de São Paulo !! E aconselho que não peguem nenhuma Van da Turimar pois a possibilidade de aborrecimento será enorme mesmo !!! E sentimos na pele esse problema terrível !!!!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Contra Lei Anti-Fumo no Estado de São Paulo

Estamos caminhando a passos largos a uma ditadura do comportamento imposto por aqueles que pensam ser saudáveis mas roubam na calada da noite !!!!

É o começo do fim e mais do que isso: é cada vez mais evidente que a saída do Estado de São Paulo é por via Cumbica.

Nos próximos posts vou escrever mais a respeito. Somente mais uma coisa: o que se pode esperar de um país (peso-morto latino-americano...Motivo de piada até para quem mora na Nicarágua) que aplaude vermes como Serra, Sarney e Collor e que repudia qualquer coisa que visa o direito de discordar o que essa gentalha prega ?!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Cemitério da Vila Formosa - Pequena Introdução - Por Wikipedia

O Cemitério da Vila Formosa é uma necrópole localizada no distrito do Aricanduva, na cidade de São Paulo.
Criado em 20 de maio de 1949, o cemitério tem uma área de 780 mil metros quadrados, em que já foram sepultadas mais de 1,5 milhão de pessoas. É uma necrópole usada, sobretudo, para enterros de pessoas de classe média baixa e pobres.

Dividido em duas alas, todo mês realizam-se uma média de 275 sepultamentos. Com dezoito salas para os velórios, o Vila Formosa possui três entradas.

Este cemitério ocupa a quarta maior área verde municipal de São Paulo, só sendo superado pelos parques Anhangüera, Ibirapuera e do Carmo, representando assim uma importante área verde para a zona leste da capital paulista. Por ser muito arborizado é usado diariamente para o lazer, principalmente das crianças e dos adeptos das caminhadas e corridas.

Bibliografia
REZENDE, Eduardo Coelho Morgado - Metrópole da morte necrópole da vida: um estudo geográfico do Cemitério de Vila Formosa. São Paulo: Carthago Editorial, c2000

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Cemitério da Quarta Parada - São Paulo - Por Wikipedia

Cemitério da Quarta Parada, também conhecido como Cemitério do Brás, é um cemitério localizado no bairro da Quarta Parada (entre os distritos da Água Rasa, Tatuapé, Belém e Mooca) na cidade de São Paulo, Brasil.Foi fundado no dia 6 de janeiro de 1893 e conta com uma área de 183 mil m2 e cerca de 400 mil pessoas sepultadas.

O nome "Quarta Parada" tem origem no fato de estação constituía a quarta parada do trem em direção ao município de Cachoeira Paulista, contando a primeira a partir da estação do Brás. Hoje, as duas paradas intermediárias estão desativadas, mas o cemitério adotou o nome dado ao bairro pela estação. O antigo nome oficial de "Cemitério do Brás" deve-se à sua criação ser anterior ao desmembramento do distrito do Brás, ocorrida no início do século XX.

Personalidades enterradas

Arnaldo Rosa - músico; um dos Demônios da Garoa.
Hélio Ribeiro - jornalista, apresentador e narrador de programas de rádio e televisão.
Felisbina Müller - mulher cujo corpo foi exumado três vezes e ainda permanece intacto (segundo fonte local). A ela são atribuídos alguns milagres e pedidos realizados, tornando-se uma "santa" popular.
Jacinto Figueira Júnior - conhecido como "o Homem do Sapato Branco", apresentador de televisão.
Vicente Matheus - ex-presidente do Sport Club Corinthians Paulista por vários anos.
Família Bottarini - Importante e tradicional família paulistana, que iniciou suas atividades no Brasil, no final do séc. XIX.

sábado, 8 de agosto de 2009

Sobre mim - Por Edcarlos Coppola

Sem querer me promover (longe disso), vou passar o que o meu amigo Edcarlos Coppola (amizade que pendura há 8 anos) escreveu sobre mim...Todos possuem n visões sobre mim e esta é a dele !!!!







"O cenário da história se passa no bairro do Embaré, na cidade de Santos, litoral do Estado de São Paulo. Seu principal e única personagem é um rapaz de cabelos claros e traços europeizados chamado Rodrigo, regados a muito rock´n roll heavy metal, fumaças de cigarros Marlboro e algum sexo, para que atraiamos assim mais leitores para a história. Pareceria mais uma história comum, se você, caro leitor, não tiver o feeling para perceber quando se está diante de algo ou alguém cuja extração da essência resultaria em histórias riquíssimas e algumas lições de vida.
Só sei que desenrolar as teias de aranha que envolvem o ser humano e caracterizá-lo como matéria viva é tarefa das mais ricas, mas, ainda que assim seja, considero-me despreparado para descrever a personagem que tenho à mente de forma que consiga englobar um mundo que ele contenha dentro de si. Mas assim assumo o risco, por minha conta e risco. Que falte algo, pois algumas coisas sempre haverão de ser omitidas. E que eu ainda assim saiba usar as palavras corretas de acordo com aquilo que sinto e ajo.

Certas pessoas não são dignas de nota e, mesmo que o sejam, não nos forneceriam subsídios para nada mais do que uma anotação esquecida no bloco de notas guardada em alguma gaveta perdida pelo apartamento. Há tempos não sei notícias do moço descrito acima muito menos o que estará fazendo da vida, mas mentalmente e periodicamente, acrescento anotações mentais acerca dele. Sobre o caráter, a inteligência, a ironia fina e principalmente pela característica mais importante tudo: a sabedoria em um recinto de cretinos.

Não posso deixar passar a inteligência em um tempo em que o cérebro foi relegado a material de segunda linha e cada vez mais defenestrado pela sociedade em geral. Pensar está se tornando material de luxo e quem o faz cotidianamente é cada vez mais encarado como extraterrestre. Pois são os seres intergalácticos que me importam, eles que eu quero sentados no chão da sala formulando as teorias mais descabidas entre uma garrafa de cerveja e outra. E com boa música de fundo, obviamente. Eu quero ser instigado até meu cerne, eu quero pensar no novo sempre, ser alargado nem a fórceps. Pessoas que me fazem bocejar são cansativas. Eu quero que não me façam dormir, pois fechar os olhos me traria a sensação de tempo perdido e não aproveitado. Não aprendido. Não vivido e nem sentido. E com o Rodrigo eu tenho tudo isso, no pouco tempo que tivemos de convivência.

Pessoas banais eu encontro sentadas no banco da praça, mas pessoas instigantes eu sou obrigado a amarrar no pé da mesa e só deixar saírem da minha vida quando eu tiver sugado o máximo possível. E que eu ainda ultrapasse esse máximo.

Esse rapaz é o Rodrigo.

Ele é meu amigo.

Feliz Aniversário, rapaz. Tudo de bom pra você hoje e para todo o sempre. Ainda viverei para te ver entronizado no mesmo patamar de Melhem Adas, Milton Santos e Aziz Ab´Saber."


Fonte: Blog do Edcarlos Coppola - http://www.olimitrofe.blogspot.com/



Nota: Quem quiser mandar sua visão a meu respeito (confesso que eu gosto quando alguém fala sobre mim de forma imparcial, realista e sem puxasaquismos) como uma espécie de Caixa da Verdade (podem me exaltar os defeitos tbm, pois sou falho como todo mundo), pode publicar à vontade que terei o prazer de postar nisso aqui.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Itanhaém - Biografia



Cidade do litoral sul paulista, localizada entre os municípios de Mongaguá e Peruibe, possui grande apelo turístico e ecológico por sua beleza natural e seu valor histórico. Seu nome vem do tupi-guarani, e quer dizer "pedra que canta", provavelmente originado pelo som do vento passando entre duas grandes rochas no alto do morro do Paranambuco.
Itanhaém foi descoberta e fundada pelo navegador português Martim Afonso de Souza, no dia 22 de Abril de 1.532. Segundo historiadores ele estabeleceu o fundamento da povoação de Itanhaém entre a tribo dos Itanhaens que vivia juntamente com colonos, ao redor de pequeno porteiro na praia de Peruíbe a 13 km, ao sul de Itanhaém. Mais é evidente que o navegador ao estabelecer essa povoação, estava na realidade fundando toda esta região e principalmente à margem direita do Rio Itanhaém do mar olha para a terra, porque a exuberante foz do rio os morros de que de um lado e de outro do rio existem acomodando pequenas e belas praias em forma de baía, costões de pedras se antepondo ao mar, área a frente do morro Itaguassú onde hoje situa-se o Convento, formam razões mais que óbvias sob todos os enfoques, para o estabelecimento de vilas e aldeias.
Tanto é verdade que alguns anos depois, mesmo com a chegada dos jesuítas junto aos índios e colonos e a construção da Igreja e Colégio dos Padres Jesuítas, depois chamado Colégio de São Batista paralelamente formava-se aqui onde hoje é o centro de Itanhaém a aldeia de Nossa Senhora da Conceição, uma paliçada de torras ao redor das casas com três saídas para rio e a Ermida, pequena Capela de Barro com a Cruz de fé cristã no Alto do Itaguassu, e aos poucos todos foram transferindo-se da Aldeia de São João Batista para este outro lado do Rio onde florescia a aldeia e feitoria agrícola de Nossa Senhora da Conceição.
A 13 de Janeiro de 1.561, Cristovam Gonçalves é designado Juiz Pedâneo aos 19 de Abril do mesmo ano Itanhaém já tem pelourinho e ganha foro de vila. E assim desenvolveu-se lentamente porque sempre foi uma Vila podre e esquecida até que em 1.624 vem conhecer período de grandeza quando obtém predicamento de Cabeça de Capitania passando a ter jurisdição sobre vasta extensão de terras.Ao final deste período foi elevada à município em 1.700 torna-se mais ainda um esteio de fé e esperança.
Em 1.906 de Conceição de Itanhaém é elevada a categoria de Cidade. E atualmente a idade de Itanhaém foi elevada à categoria de Comarca e Estância Balneária do Estado de São Paulo.


Nota: Um agradecimento em especial ao Kléber, do Site dos Cemitérios (http://www.cemiteriosp.com.br/) por dar uma oportunidade para colocar as resenhas no respectivo site e pela força que tem dado para nós !!!!

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Cemitérios de São Paulo - Comunicado

Bom, quem quiser agora ver as resenhas das visitas feitas até o momento, sugiro q vão ao site de Cemitérios São Paulo - http://www.cemiteriosp.com.br

E realmente muitas novidades estão surgundo toda hora, esta é uma delas !!! Isso mostra que com trabalho, dedicação, conhecimento, foco e paixão podem chegar a algum lugar e pretendemos ir mais além...Próximas novidades, em breve !!!

domingo, 2 de agosto de 2009

16º Etapa - Caminhos Cemiteriais - Cemitério de Itanhaém - 01.08.2009

Nesta etapa, visitamos o município de Itanhaém cuja principal finalidade foi visitar o cemitério local, que se localiza ao lado do Hospital Regional de lá, vide mapa (fonte: Google Earth) e o primeiro destaque encontra-se já na abertura, cuja entrada é um tanto qto diferente da maioria dos cemitérios da Região pesquisados até o momento. Logo percebemos que o espaço físico é muito pequeno e dá uma forte impressão de superlotação por diversos motivos: número relativamente pequeno de túmulos, carneiras em formato de ossário em sua grande maioria, espaço acimentado demais, pouca arborização e com a impressão de que o local foi feito muito no improviso numa tentativa de ampliação, mas não teve o efeito desejado. Sendo assim, o local não apresenta muitos pontos de descaso gritante..Por outro lado possui um aspecto comum de cemitério de município de pequeno porte: área relativamente menor, famílias importantes que ostentam melhores jazigos, demais túmulos e carneiras distribuídos por todas as camadas sociais e até indígenas. Não há muito o que descrever, senão a razão pela qual o cemitério possui o espaço físico datado do começo do século passado, mas devido ao número pequeno de sepultamentos, o espaço foi se preenchendo aos poucos, até porque alguns munícipies preferiam enterrar seus entes em outros locais...Ah, Itanhaém possui outro cemitério, que se localiza no Jardim Coronel, um bairro afastado e que talvez seja alvo de uma visita nossa algum dia...

Ficha

Nome: Cemitério Municipal de Itanhaém
Local: Centro - Itanhaém - SP
Em funcionamento desde: Começo do Século XX
Gestão: Municipal
Estilo: Horizontal
Pontos Fortes: Localização, Cordialidade, Limpo (para Padrões da Baixada) e Organizado na medida do possível
Pontos Fracos: Espaço físico acanhado demais e em alguns túmulos, a exumação passou do ponto para descaso mesmo.
Nota: 7,0
Motivos: É correto afirmar que não é um primor de necrópole, mas Itanhaém até o momento conseguiu preservar o local para fins de visita, sobretudo nas datas tidas como religiosas e a localização é próxima dos Centros Comercial e Turístico daquele município.

Só para registrar, houve momentos de atraso tanto para ir como para voltar para Santos devido a insensatez e incompetência da Viação Piracicabana S/A, empresa que detêm os direitos de uso do transporte coletivo da Região (leia-se monopólio). Além da precariedade do transporte aliado ao preço exorbitante das passagens, somos obrigados a aturar demora excessiva das linhas (inclusive 905, cujo trajeto vai de São Vicente até Peruíbe) e ainda ter quebras inacreditáveis dos carros que compõem a linha e a tradicional demora para decidir o que fazer para resolver os problemas e mais do que isso: aguentar o péssimo humor dos funcionários e empresas, que sem dúvida fazem do transporte público um dos piores quesitos da Baixada Santista !!!

Sem mais protestos...

Bom, metade do caminho foi andando...Resta outra metade para concluir a primeira temporada, digamos, desse projeto, que sem dúvida será duradoura e colherá frutos ainda maiores !!!!