sábado, 30 de janeiro de 2010

31º Etapa - Caminhos Cemiteriais - Cemitério São Fidélis - Ana Dias - Itariri - SP - 24.01.2010


Na sequência da visita que fiz, fui literalmente a pé, de Peruíbe até o Distrito de Ana Dias, localizado no município de Itariri e para isso, fui pegar a via de acesso encarando o mormaço e sol forte (por essas razões fiquei com vermelhão enorme na nuca, mas isso não vem ao caso) e foram 5 km de caminhada até o destino.

A maioria, quando trafega pela Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, que dá acesso a Régis Bittencourt (BR-116) não se dá conta da existência do distrito em questão, que assim como as demais localidades na Região, surgiu através de uma Estação Ferroviária, mas a matriz, conforme os anos se passaram, ficou na sede (Itariri) e Ana Dias ficou relegado em segundo plano. Nesse intervalo, em 1967, surgiu o Cemitério Distrital de São Fidélis, como uma alternativa para que os entes queridos fossem enterrar seus mortos a uma distância menor relacionada ao Cemitério Municipal de Itariri ou até mesmo o Cemitério São João Batista, de Peruíbe (desativada em 1999). A curiosidade maior é que boa parte dos túmulos (ou o resto deles) são provenientes de famílias japonesas ligadas ao cultivo da banana e estado da grande maioria das campas é lastimável ao cubo e o acesso é um matagal misturado com lodo e lama e o detalhe interessante é que o aspecto tá mais para histórico do que qualquer coisa, embora prossiga os enterros de forma contínua, embora menor em relação ao município-sede....Bem, vamos a ficha:

Nome: Cemitério São Fidélis
Local: Ana Dias - Itariri - SP
Ano de Funcionamento: 1967
Estilo: Convencional
Ponto Forte: Local em si que é agradável e diferente
Ponto Fraco: O Resto !!!
Nota: 2,0
Motivo: Não tem muito o que falar pois ficaria repetitivo apontar falhas comuns que o pessoal sabe...A diferença é que o local não possui zelador (se possui, vai muito de vez em quando) e que ao menos não há casos de depredação, mas de abandono mesmo !!!

E dois fatos a acrescentar: o Mercado localizado no Distrito dá um banho em muita padaria do município onde resido e quando fui esperar o ônibus que vai até o Itariri, um cara surgiu do nada e me deu carona até o município de boa. E aí fui até o Cemitério de Itariri !!! Mas isso fica para o próximo post. =)