quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Turismo em Cemitérios - Cemitério Parque Senhor do Bonfim - 17.09.2009

O turismo em cemitérios é visto com naturalidade em diversos países, salvo exceções como o Brasil. Passear e fazer turismo nesses locais é um hábito estranho para o brasileiro que, por costume, é avesso a tudo o que se assemelha com o mórbido. Mas não é o que pensam alguns paulistanos, além de uma multidão de turistas que acorrem a cidade.
São Paulo possui 40 cemitérios. Os mais conhecidos são o Cemitério do Brás (conhecido também como Quarta Parada), Cemitério São Paulo, de Congonhas, dos Protestantes (que faz parte de uma “rede” de necrópoles), de Vila Formosa, do Araçá, do Morumbi e da Consolação.
O maior cemitério é o de Vila Formosa, com quase 200 mil sepulturas. Um dos menores é o Cemitério da Ressurreição, localizado ao lado do Araçá.
A seguir uma lista de informações e curiosidades sobre alguns dos principais cemitérios de São Paulo. Por meio dela, é possível saber quais vale a pena visitar.


CEMITÉRIO DO BRÁS

Conhecido como Cemitério de Quarta Parada, fica propriamente na região do Tatuapé, colado a avenida Salim Farah Maluf e a poucos metros da estação Tatuapé do Metrô. É um dos mais antigos de São Paulo.
POR QUE É INTERESSANTE – Possui um rico acervo de arte tumular. Há um grande número de famílias italianas sepultadas lá.
PERSONALIDADES SEPULTADAS: Jacinto Figueira Jr. (conhecido como O Homem do Sapato Branco) e Vicente Matheus (ex-presidente do Corinthians).
SANTOS DO POVO: Filisbina Muller (seu corpo foi exumado três vezes e, segundo consta, permanece intacto).


CEMITÉRIO DO MORUMBI

Situado numa das regiões mais nobres de São Paulo, o Morumbi é um cemitério-parque, totalmente diferente de cemitérios tradicionais como os do Araça, Brás e Consolação.
POR QUE ELE É INTERESSANTE: Como a maioria dos cemitérios-parques são parecidos, não há quase que o diferencia a não ser os seus mortos ilustres.
PERSONALIDADES SEPULTADAS: Elis Regina, Ayrton Senna, Altemar Dutra, Consuelo Leandro, Ronaldo Golias e Clodovial Hernandez.
SANTOS DO POVO: não foram encontrados registros.


CEMITÉRIO DO ARAÇÁ

Localizado nas imediações do estádio do Pacaembu, o Cemitério do Araçá é vizinho de três outras necropolis: Redentor, Sacramento e Consolação.
POR QUE É INTERESSANTE: Um dos seus principais atrativos são as bancas de flores, que abrem sete dias por semana. Outro atrativo é, obviamente, a arte tumular, que faz dele um dos cemitérios mais visitados de toda a grande São Paulo. Pena que, ao contrário do Cemitério da Consolação, não existam guias sobre arte tumular. O visitante só conseguirá identificar (e encontrar) as obras de arte na base da sorte.
PERSONALIDADES SEPULTADAS: Assis Chateaubriand, Nair Bello, Cacilda Becker, Pedro Mattar, Laerte Morrone, José Mauro de Vasconcelos, Haroldo de Campos e o guitarrista Wander Taffo.
SANTOS DO POVO: João dos Santos Franco Sobrinho.
ARTE TUMULAR: São poucas as esculturas de artistas e ateliês conhecidos, mas é possível encontrar obras do escultor Enrico Bianchi.


CEMITÉRIO DA CONSOLAÇÃO

Inaugurado em 1958, é o mais antigo cemitério de São Paulo. Sua localização é privilegiada, a meio caminho do Centro e da avenida Paulista. Tem como vizinhos os cemitérios do Araçá, dos Protestantes e do Sacramento. Fica a poucos metros da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), da Universidade Mackenzie, da avenida Angélica, Shopping Pátio Higienópolis e Estádio do Pacaembu.
POR QUE É INTERESSANTE: Possuiu um dos mais ricos acervos de arte tumular do país. Um dos mais belos túmulos é o da família Jafet, a poucos metros da adminstração. Abriga o maior túmulo da América Latina, pertencente a tradicional família Matarazzo. O número de personalidades sepultadas também é grande. O Consolação é um dos poucos cemitérios com guia turístico e folhetos com a história e localização de obras de arte e túmulos de famosos.
PERSONALIDADES SEPULTADAS: Monteiro Lobato, Mário de Andrade, Tarsila do Amaral, Armando Bogus, Rubens de Falco, Oswald de Andrade, Washington Luis, Marquesa de Santos, Victor Brecheret, Ramos de Azevedo, Guiomar Novaes, Campos Sales e outros.
SANTOS DO POVO: Antoninho da Rocha Marmo (garoto que morreu de tuberculose aos 12 anos e que até hoje é considerado milagreiro pelo povo) e Maria Judith de Barros.
ARTE TUMULAR: Possui esculturas de artistas consagrados como Amedeo Zani, Rodolfo Bernardelli, Nicola Rollo, Galileu Emendabili, Luigi Brizzolara, Bruno Giorgi e o conhecidíssimo Victor Brecheret.



RECOMENDAÇÕES E CURIOSIDADES:

- Não se assuste se cruzar com um gato preto entre os túmulos do Cemitério do Araçá (a não ser que você seja supersticioso). Gatos costumam ser abandonados no local e alimentados por pessoas que visitam o cemitério.

- Muitas vítimas da gripe espanhola, que assolou o mundo no início da década de 1920, estão sepultadas no Araçá. O estado de abandono dos túmulos chega a ser impressionante.

- Aproveite a visita ao Araçá para ir no pequeno Cemitério Redentor (ou Redemptor), também conhecido como Cemitério dos Protestantes, que fica na mesma avenida. Ao invés jazigos faraônicos, o Redentor abriga túmulos simples. Cada túmulo é um jardim. As árvores são identificadas e possuem casinhas de pássaros. Não me interprete mal, mas a sensação de paz e tranquilidade no local é grande.

- Durante a visita ao Cemitério dos Protestantes, preste atenção nas lápides. A maioria dos mortos são imigrantes alemães e ingleses. Entre os ingleses, muitos vieram para trabalhar na construção da Estação da Luz.

- Visite também o minusculo Cemitério do Sacramento, onde estão sepultados dezenas de padres e freiras. Ele é colado ao cemitério do Araçá.

- As bancas de flores da Dr. Arnaldo são atraentes… pena que os vendedores sejam tão chatos! Eles assediam todos que por lá passam.

- Se quiser apreciar mais arte tumular e ver outros túmulos de famosos (e estiver a fim de bater perna!!), desça a avenida Cardeal Arcoverde e visite o Cemitério São Paulo. Aos sábados, ocorre a feira de antiguidades da Praça Benedito Calixto, logo ao lado.

- O Cemitério da Consolação possui guia turístico, mas se quiser, vá a administração e peça o mapa com a localização dos túmulos de famosos e obras de arte.

- Não é permitido fotografar em nenhum cemitério. Em alguns, o risco de ter a câmera apreendida é muito grande. Tirar fotos, só com autorização.

- O Cemitério do Morumbi é um dos mais visitados por estrangeiros, boa parte japoneses. Explica-se: eles querem visitar o túmulo de Ayrton Senna, que ainda é muito querido no Japão.