terça-feira, 24 de novembro de 2009

29º Etapa - Cemitério da Igualdade - Mongaguá - SP - 22.10.2009



Literalmente, nesta etapa fui no meio do mato...O porque dessa expressão ? Porque o Cemitério da Igualdade, localizado no município de Mongaguá, fica justamente numa área pouco urbanizada e a primeira vista, pela entrada, parece ser de uma pousada típica de Litoral Sul. Mas adentrando, trata-se de cemitério mesmo. Mesmo sendo um cemitério pequeno em área, o local é até ajeitado e arrumado e possui um quadro de funcionários simplórios e simpáticos. E embora tenha problemas de descaso e nomenclatura, como por exemplo: usam "nicho" ao invés de "quadra" ou "carneira", não há muito o que descrever sobre o lugar em si, sendo que possui uma média de enterros elevada em relação aos outros cemitérios da Baixada Santista...Segundo informações, há dias em que são realizados 10 sepultamentos/dia e outro destaque é o número muito grande de alas de gavetões, muito elevada proporcionalmente em área, sendo que apenas perde para a Areia Branca (Santos), Praia Grande e Cubatão, no quesito de quantidade de carneiras, alas em relação ao metro quadrado do cemitério.

Depois desse breve resumo, vamos a ficha:

Nome: Cemitério da Igualdade
Município: Mongaguá - SP
Gestão: Municipal
Ano de inauguração: Não informado, mas presume-se que seja lá pelos idos dos anos 1970
Estilo: Horizontal
Pontos Fortes: Tranquilidade do local em si, trabalhadores esforçados, estrutura invejável em relação a grande maioria dos cemitérios da Região e preocupação com segurança.
Pontos Fracos: Péssima localização, nomenclatura equivocada em relação a carneiras, mato em alguns locais e um número excessivo de alas de carneiras.
Nota: 6,5
Motivos: Não há muito o que descrever sobre o cemitério, que é considerado comum, não possui arte tumular ou algo que impressione, mas ao menos no quesito organização, sobressai melhor do que muito local badalado por aí.

Próxima Etapa: Revisita...Dois lugares em vista...Vamos ver...