domingo, 6 de setembro de 2009

20º Etapa - Caminhos Cemiteriais - Cemitério da Paz - Morrinhos - Guarujá - SP



Como eu disse há tempos atrás, Guarujá possui 3 necrópoles: o da Vila Júlia (Municipal, propriamente dito), o do Distrito de Vicente de Carvalho (cuja nomenclatura é Consolação) e o de Morrinhos (que é chamado de Cemitério Jardim da Paz) e darei um enfoque ao último. E mesmo assim não difere muito dos demais locais visitados no Município.

Para começar, Morrinhos é o mais recente cemitério de Guarujá (começou a funcionar em 1992) e fica localizado no bairro do mesmo nome. Porém, o mais engraçado é q Morrinhos foi um loteamento destinado a camadas mais populares, desde o do nível mais miserável até a tida "classe média baixa" e por essa razão é dividida em 4 partes: Morrinhos 1, 2, 3 e 4. Sendo q o 1 é o mais arrumado de todos e o 4 é o mais barra pesada. Contudo, o local de qualquer maneira é considerado um dos mais perigosos da cidade. Bem, vamos ao que interessa.

A entrada é padrão em relação aos demais de Guarujá, muro branco com grafia em azul-marinho e a ala administrativa e 3 salas de velório num mesmo lugar...Tanto é que percebe-se que para se dirigir a administração tem duas maneiras: ou indo direto numa entrada secundária, ou passando por entre as salas de velório para poder ao menos perguntar onde fica o banheiro...Pelo menos o corpo de funcionários é simplório e sossegado. E o detalhe é que tava tendo enterro no momento em que adentrei no local, era o terceiro do dia, e percebi que primeiramente o local em si queria implementar o estilo estadunidense, o chamado cemitério-jardim. Mas foi uma nova tentativa frustrada, assim como foi em Praia Grande, por dois aspectos principais: a falta de manutenção dos lóculos em si e a mania obscessiva de querer construir alas de carneiras a torto e a direito como uma maneira de compensar todas as camadas sociais no local, embora a população majoritariamente é de baixa renda mesmo.

E vários aspectos negativos chamaram muita atenção, além do abandono aparente: Ossuário totalmente entregue às traças a ao matagal, duas alas de gavetões deslocadas no fundão do cemitério, vias que pareciam uma mistura de cascalho, lama e mato, falta de demarcação decente para fins de segurança do local, ausência de arte tumular, padronização maciça e massante dos lóculos, dificultando alguma possibilidade de haver alguma beleza tumular, ambiente não muito agradável, diversos pontos que pareciam lixão e uma presença considerável de urubus dando um aspecto muito nojento, degradante e deplorável, uma completa ausência de segurança e sujeita a invasões de desocupados no período noturno por conta de que não há nenhuma barreira, por menor que seja, para impedir esse tipo de ato e o mais grave: mesmo sendo o mais novo local em atividade no município, já apresenta sinais de descaso por conta dos parentes e também por autoridades locais...Infelizmente este cemitério é parelho com o de Peruíbe (mostrado na semana anterior) no quesito de ser o pior da Baixada Santista e Litoral Sul. Bom, vamos para a ficha:

Ficha
Local:Cemitério Jardim da Paz, conhecido como o de Morrinhos
Município:Guarujá
Em funcionamento:Desde 1992
Estilo:Tentativa de ser Estadunidense, mas não foi bem sucedida
Gestão:Municipal
Pontos Fortes:As duas primeiras quadras são bem arrumadas, com bancos e tudo, mas pára por aí...
Pontos Fracos:O Resto, MESMO !!!
Nota: 0,5
Motivos:Ligeiramente, Morrinhos conseguiu uma outra façanha: ser pior do que de Peruíbe...Se algum dia alguém tiver a infelicidade de se deparar com o mencionado cemitério, entenderá o porque. O de Peruíbe ao menos o seu entorno possui um clima muito agradável, já o do Morrinhos não pelo simples fato de que o conjunto da obra (se é q pode-se chamar) é totalmente em estado puro de caos.