sábado, 12 de setembro de 2009

21º Etapa - Caminhos Cemiteriais - Cemitério da Vila Paulicéia - São Bernardo do Campo - SP



Bem, nessa etapa do projeto, sem dúvida foi uma das mais embaçadas de fazer por conta da frescurada por conta da administração que por sua vez estava amparada pela legislação municipal a respeito em que bastava o bom senso e não usar ao pé da letra. Apesar disso, deu para extrair um número razoável de fotos, mais por causa das curiosidades bizarras e topografia variada, que salvaram a lavoura...Honestamente, me senti na Baixada Santista, só que versão mais suave....

Para começar, devido a motivos financeiros, Pedro não pôde estar comigo nesta empreitada e pela segunda vez seguida, adentrei um cemitério sozinho. Uma experiência que talvez dificilmente possa acontecer de novo...Voltando ao ponto de partida, uma colega minha da minha sala que é natural de São Bernardo do Campo (Nathalie) tinha dito que Paulicéia é um cemitério meio sem graça em relação a Vila Euclides (já mencionada assiduamente por aqui) e tenho que tirar o chapéu para ela, de fato...O local em si, embora arrumado e com uma estrutura ao menos razoável, parece que é comum ter um quadro de funcionários desconfiado e de certa forma submissa à regras de forma muito engessada...Uma autêntica viseira de cavalo mesmo !!! O detalhe é que riqueza tumular no local não é o forte dessa necrópole, é até considerada fraca até mesmo em relação à cemitérios da Baixada Santista, como São Vicente, Filosofia, Paquetá e até mesmo (pasmem) Vicente de Carvalho !!! Tirando um ou outro exemplar, não há uma diferenciação no sentido destacado no sentido de beleza tumular, uma vez que a praticidade e mediocridade (num sentido pejorativo, até) criativa imperam no local. Exemplos: arborização somente numa via principal que mais parece a via da Filosofia melhorada, entrada que se assemelha a Morrinhos (obviamente com estruturação melhor) e sem enfoque nenhum na segurança nos muros que o cercam...Se algum marginal ou trevoso quiser pular, pode ficar tranquilo q Vila Paulicéia é um prato cheio para esse tipo de coisa !!!

Por ser um cemitério relativamente "novo" (inaugurado em 1967), a Vila Paulicéia se destaca pelas linhas retas entre as quadras, que poderiam ser perfeitamente organizadas, mas pecam pelo desrespeito total e absurdo da topografia local, uma vez que no decorrer do cemitério há subidas e descidas que descaracterizam a intenção inicial. Outros pontos a citar: a tentativa de implementar entre os muros, o estilo estadunidense de jazigos, ajardinados, porém esbarra nas duas falhas crassas - primeiro a impressão de que em vários pontos estejam uns buracos de cavar tesouro de pirata e segundo, os indigentes enterrados nessa ala são tratados como números, literalmente. Outro tópico a ser citado brevemente, são as carneiras, que lá possuem um nome um tanto quanto estranho (eu nem lembro qual, pra ser sincero) e embora recebam pintura aparente, são colocadas de canto do canto do local, como se fosse somente enfeite mesmo. É fato de que a necrópole possui suas qualidades (como a limpeza, que é realmente impecável), mas no geral deixa bastante a desejar e é muito aquém em relação a Vila Euclides em todos os aspectos. Bem, vamos a ficha:

Ficha

Nome:Cemitério da Vila Paulicéia
Local:Vila Paulicéia - São Bernardo do Campo - SP
Em Funcionamento desde:1967
Gestão:Municipal
Estilo:85% horizontal e 15% ajardinado
Pontos Fortes:Estrutura Administrativa e Limpeza
Pontos Fracos:Sensação de Insegurança no Período Noturno, Desrespeito a topografia local, Postura de alguns funcionários, Sensação de "empurrar sujeira por debaixo do tapete", Arborização Falha, Cenas lamentáveis como um varal com roupas no meio dos túmulos num canto do cemitério.
Nota:5,0
Motivos:É fácil de explicar o pq lancei nota 5,0 apesar das críticas apresentadas aqui. O local só não mereceu, digamos, uma nota ainda pior graças ao pessoal que dá o duro todo dia, que é aquele que acorda por volta das 4 da manhã, pega de 2 a 3 conduções (em muitos casos) para chegar ao local de trabalho, rala de sol a sol de 8 a 10 hrs por dia e ainda receber uma miséria no fim do mês no seu salário. En suma: os sepultadores, os responsáveis pela limpeza e os pedreiros, devido a sua simplicidade salvaram a Vila Paulicéia de uma avaliação pior, pois não tem nada mais entojante ver funcionário público que baba-ovo de legislação municipal antiquada e sem sentido como se fosse verdade absoluta (tudo com medo de "superiores", como se eles fossem oriundos de Marte e que se materializassem do nada na Terra)...Lembra bastante professores oportunistas e pseudoprofissionais que endeusam as normas do ABNT e ficam querendo empurrar isso tudo goela abaixo como se fosse algo obrigatório quando na verdade tudo, absolutamente TUDO tem que prevalescer o bom senso !!!!