domingo, 17 de outubro de 2010

Mais exemplos de Descasos Brasil afora. Desta vez no Ceará

Vou deixar uma série de reportagens sobre o descaso nos cemitérios cearenses.

TV Diário - 22.07.2009

Ministério Público conclui o caso Bom Jardim

O Ministério Público concluiu o processo que investiga denúncias de irregularidades no cemitério do Bom Jardim, em Fortaleza. As imagens de corpos de indigentes sendo enterrados em valas comuns e sem caixões foram flagradas, com exclusividade, pela TV Diário.

Segundo a promotora de Justiça, Isabel Porto, para parte da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública, ficou ressaltado que os corpos foram inumados sem as devidas providências que deveriam ser tomadas pelo extinto Instituto Médico Legal (IML). Em razão disso, Isabel explica que a Promotoria de Saúde, juntamente com as duas Promotorias do Meio Ambiente, ingressaram, na última terça-feira (21), com uma ação civil pública.

A ação vai "obrigar o Estado do Ceará, através da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), a fazer a exumação dos sete corpos que foram indevidamente enterrados e a realizar o sepultamento destes em urnas funerárias, como determina a normatização do ponto de vista da ética e da dignidade da pessoa humana", afirma a promotora.

Fonte

Moradores reclamam que obra da Prefeitura utilizaria areia de cemitério

TV Diário - 03.09.2009

Após as denúncias de que restos mortais estavam sendo despejados em valas comuns no cemitério do Bom Jardim, outra denúncia volta a envolver o local. Desta vez, moradores afirmam que a areia utilizada numa obra da Prefeitura vem do cemitério e estaria contaminada. São restos de ossos, cabelos, roupas, alças de caixão e até partes de lápides com gravações do nome e data de morte espalhados pelo chão. Tudo estava misturado à areia destinada à obra de calçamento na rua Erizeu Ramos, no Bom Jardim.

Segundo os moradores, pelos menos 20 carregamentos da areia contaminada foram despejados no local, na tarde de terça-feira (1º). Há reclamações de mau cheiro e os habitantes temem estarem correndo risco, já que afirmam que os próprios homens responsáveis pela obra afirmaram que a areia veio do cemitério, que se encontra em reforma. Outra coisa chamou atenção dos moradores, que os trabalhadores não utilizam nenhum equipamento de segurança, nem botas e nem luvas. Inclusive afirmam que a maioria reclamou estar se coçando.

Procurada pela produção da TV Diário, a assessoria de comunicação da Regional V informou que a Prefeitura de Fortaleza desconhece o problema e alega que a empresa contratada para fazer a remoção da areia está fazendo o serviço adequadamente: colocando o material a, no mínimo, 20 metros do cemitério do Bom Jardim.

Fonte

Areia retirada de cemitério é utilizada em obra no Bom Jardim

TV Diário - 03.09.2009

Em meio a areia e pedras, foram encontrados ossos, pedaços de lápides de túmulos e até fios cabelo

O início de uma obra de pavimentação se transformou em motivo de indignação para moradores do bairro Bom Jardim, em Fortaleza. Em meio a areia e pedras, foram encontrados ossos, pedaços de lápides de túmulos e até fios de cabelo. A população acredita que a areia foi retirada do cemitério do bairro e colocada na rua, por onde passam centenas de pessoas por dia.

Com três filhas pequenas, Natália dos Santos se preocupa com a saúde das crianças. "Não vou deixar as minhas filhas brincarem", disse a moradora da rua. Já Cristiano, não teve como prevenir o problema dermatológico da filha, que já se agravou.

De acordo com a assessoria de imprensa da Regional V, foi confirmada a utilização de uma parte da areia do cemitério do Bom Jardim na obra de pavimentação da rua Erizeu Ramos. A regional já mandou suspender os trabalhos, mas informou que a mesma empresa vai continuar sendo responsável pela obra, com a fiscalização do município.

A assessoria informou ainda que a empresa vai ter de levar a areia do cemitério para o aterro sanitário, distante 20 quilômetros do local.

Fonte


Crianças brincam com ossos em cemitério abandonado no interior

TV Diário - 16.10.2010

Após escândalo no Bom Jardim e Sobral, flagrante de desrespeito em Caridade

Novas cenas de desrespeitos nos cemitérios no Ceará. Depois de indigentes serem enterrados em valas comuns, sem caixões, no Bom Jardim, e, em Sobral, os próprios moradores enterrarem os corpos de familiares, agora, em Caridade, no Sertão Central, flagrantes de sepulturas abertas, restos mortais à mostra e cenas de crianças brincando com ossos.

O nome do distrito é Campos Belos, em Caridade, mas não é beleza que é possível encontrar logo na entrada do povoado. Quase 10 metros do muro do único cemitério do local, o São Miguel, estão no chão. Moradores denunciam que o desabamento aconteceu há quatro meses e nada foi realizado. Toda a estrutura é antiga e ainda não caiu em razão de algumas contenções construídas ao longo da parede. "O muro vai arrear todinho no próximo inverno que vir", avisa Francisco Victor, comerciante.

Restos de ossadas podem ser vistos em vários locais

O buraco na parede dá passagem a um local com condições de conservação ainda mais precárias do que parecia à primeira vista. Dentro do cemitério, sinais de abandono a cada passo: sepulturas mal-feitas, quebradas - algumas abertas, todas sem manutenção. Os túmulos recentes são apenas cobertos com montes de areia. Restos de ossadas podem ser vistos em vários locais.

Crianças brincam com ossos no cemitério

O abandono facilita o acesso de crianças. Ver, reconhecer e até pegar em ossos e restos mortais se tornou rotina para elas. "Entram aqui e podem pegar algum micróbio, alguma doenças... É muito errado isso", comenta Rita Maria, dona de casa.

"Nós tão temos vigia. É um abandono", cita voluntário

Para a comunidade, com ou sem reforma no cemitério, a situação não seria muito diferente. Os portões nunca estão trancados e não há funcionários no local. "Nós tão temos vigia. É um abandono", cita Adalberto Rodrigues, voluntário.

Obras de reforma terão início na próxima segunda-feira (19)

Procurada, a Prefeitura de Caridade revela que o Cemitério São Miguel, no distrito de Campos Belos, é de responsabilidade da paróquia de Santo Antônio. Ainda de acordo com a prefeitura, já foi firmado um convênio com a paróquia para reforma e ampliação do cemitério. O padre José Linhares, responsável pela paróquia, afirma que as obras de reforma terão início na próxima segunda-feira (19) e que serão concluídas até o Dia de Finados.

Fonte : Rede Verdes Mares de Comunicação - http://verdesmares.globo.com/v3/canais/noticias.asp?codigo=273053&modulo=178