quarta-feira, 6 de abril de 2011

Acesf revoga concessão de 103 túmulos abandonados em cemitério de Londrina - Por O Diário de Londrina - PR - 29.03.2011

A Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf), de Londrina, revogou nesta semana a concessão de 103 jazigos que estavam em estado de ruínas ou abandonados no Cemitério Padre Anchieta, na zona oeste de Londrina. Um levantamento realizado pelo órgão apontou que 240 túmulos encontravam-se destruídos, mas apenas 137 proprietários atenderam às exigencias de reforma. Os que não procuraram a Acesf ou fizeram as adequações perderam o direito de sua utilização.

"Nós demos várias oportunidades para que os proprietários entrassem em contato com a Acesf. Eles foram avisados por correspondência, fizemos três publicações no mês de fevereiro no Diário Oficial e só agora publicamos a revogação", comentou a a superintendente da Acesf, Luciana Viçoso de Oliveira.


Os motivos para o abandono, segundo ela, seria o fato de muito familiares dos mortos já não morarem mais em Londrina. "Há também aqueles que não gostam de cemitério e acabam largando as sepulturas", disse Luciana Oliveira.

A pesquisa sobre o estado dos túmulos começou em maio de 2010, mas só foi concluída este ano. "Nós tivemos um atraso por conta da reforma da sede administrativa da Acesf", comentou.

Os ossos que se encontram nos túmulos que tiveram a concessão revogada serão exumados e encaminhadas para o ossário do cemitério. A Acesf irá fazer as reformas necessárias dos jazigos e os disponibilizará para uso imediato. "O revestimento ficará a cargo da família que comprar", disse.

Luciana revelou que um novo levantamento começará a ser realizado nos Cemitérios Jardim da Saudade e São Pedro, este na área central, nos próximos dias e que os estudos devem ser concluídos até agosto deste ano. Apenas no Cemitério Jardim da Saudade foram identificados mais de 500 jazigos em estado de deterioração. "Mas vamos fazer uma pesquisa mais apurada e só no meio do ano começar a avisar os familiares da situação", comentou.

Conforme a superintendente, há vagas disponíveis em todos os cemitérios de Londrina. "Por enquanto não há superlotação. Um cemitério particular deverá ser entregue até o final de maio. Por enquanto dá para conter a demanda", afirmou.

Fonte