domingo, 2 de agosto de 2009

16º Etapa - Caminhos Cemiteriais - Cemitério de Itanhaém - 01.08.2009

Nesta etapa, visitamos o município de Itanhaém cuja principal finalidade foi visitar o cemitério local, que se localiza ao lado do Hospital Regional de lá, vide mapa (fonte: Google Earth) e o primeiro destaque encontra-se já na abertura, cuja entrada é um tanto qto diferente da maioria dos cemitérios da Região pesquisados até o momento. Logo percebemos que o espaço físico é muito pequeno e dá uma forte impressão de superlotação por diversos motivos: número relativamente pequeno de túmulos, carneiras em formato de ossário em sua grande maioria, espaço acimentado demais, pouca arborização e com a impressão de que o local foi feito muito no improviso numa tentativa de ampliação, mas não teve o efeito desejado. Sendo assim, o local não apresenta muitos pontos de descaso gritante..Por outro lado possui um aspecto comum de cemitério de município de pequeno porte: área relativamente menor, famílias importantes que ostentam melhores jazigos, demais túmulos e carneiras distribuídos por todas as camadas sociais e até indígenas. Não há muito o que descrever, senão a razão pela qual o cemitério possui o espaço físico datado do começo do século passado, mas devido ao número pequeno de sepultamentos, o espaço foi se preenchendo aos poucos, até porque alguns munícipies preferiam enterrar seus entes em outros locais...Ah, Itanhaém possui outro cemitério, que se localiza no Jardim Coronel, um bairro afastado e que talvez seja alvo de uma visita nossa algum dia...

Ficha

Nome: Cemitério Municipal de Itanhaém
Local: Centro - Itanhaém - SP
Em funcionamento desde: Começo do Século XX
Gestão: Municipal
Estilo: Horizontal
Pontos Fortes: Localização, Cordialidade, Limpo (para Padrões da Baixada) e Organizado na medida do possível
Pontos Fracos: Espaço físico acanhado demais e em alguns túmulos, a exumação passou do ponto para descaso mesmo.
Nota: 7,0
Motivos: É correto afirmar que não é um primor de necrópole, mas Itanhaém até o momento conseguiu preservar o local para fins de visita, sobretudo nas datas tidas como religiosas e a localização é próxima dos Centros Comercial e Turístico daquele município.

Só para registrar, houve momentos de atraso tanto para ir como para voltar para Santos devido a insensatez e incompetência da Viação Piracicabana S/A, empresa que detêm os direitos de uso do transporte coletivo da Região (leia-se monopólio). Além da precariedade do transporte aliado ao preço exorbitante das passagens, somos obrigados a aturar demora excessiva das linhas (inclusive 905, cujo trajeto vai de São Vicente até Peruíbe) e ainda ter quebras inacreditáveis dos carros que compõem a linha e a tradicional demora para decidir o que fazer para resolver os problemas e mais do que isso: aguentar o péssimo humor dos funcionários e empresas, que sem dúvida fazem do transporte público um dos piores quesitos da Baixada Santista !!!

Sem mais protestos...

Bom, metade do caminho foi andando...Resta outra metade para concluir a primeira temporada, digamos, desse projeto, que sem dúvida será duradoura e colherá frutos ainda maiores !!!!