segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Cemitério da Quarta Parada - São Paulo - Por Wikipedia

Cemitério da Quarta Parada, também conhecido como Cemitério do Brás, é um cemitério localizado no bairro da Quarta Parada (entre os distritos da Água Rasa, Tatuapé, Belém e Mooca) na cidade de São Paulo, Brasil.Foi fundado no dia 6 de janeiro de 1893 e conta com uma área de 183 mil m2 e cerca de 400 mil pessoas sepultadas.

O nome "Quarta Parada" tem origem no fato de estação constituía a quarta parada do trem em direção ao município de Cachoeira Paulista, contando a primeira a partir da estação do Brás. Hoje, as duas paradas intermediárias estão desativadas, mas o cemitério adotou o nome dado ao bairro pela estação. O antigo nome oficial de "Cemitério do Brás" deve-se à sua criação ser anterior ao desmembramento do distrito do Brás, ocorrida no início do século XX.

Personalidades enterradas

Arnaldo Rosa - músico; um dos Demônios da Garoa.
Hélio Ribeiro - jornalista, apresentador e narrador de programas de rádio e televisão.
Felisbina Müller - mulher cujo corpo foi exumado três vezes e ainda permanece intacto (segundo fonte local). A ela são atribuídos alguns milagres e pedidos realizados, tornando-se uma "santa" popular.
Jacinto Figueira Júnior - conhecido como "o Homem do Sapato Branco", apresentador de televisão.
Vicente Matheus - ex-presidente do Sport Club Corinthians Paulista por vários anos.
Família Bottarini - Importante e tradicional família paulistana, que iniciou suas atividades no Brasil, no final do séc. XIX.