quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Cemitério Vila Euclides - São Bernardo do Campo - Análise


É correto afirmar que Vila Euclides é o cemitério mais antigo em atividade no município de São Bernardo do Campo, cujo funcionamento começou em 1875. Até aí, nada demais pois muitos municípios possuem necrópoles bem mais antigas do que a mencionada no momento. A diferença além do ambiente bucólico aliada à arquitetura contemporânea na infraestrutura local, é como o lugar é bem cuidado e passa por uma manutenção periódica e seguida com critério. Diferente de muitos cemitérios da Região da Baixada Santista, apenas para fins de citação, que detém os índices de maiores descuidados e descasos por metro quadrado em âmbito estadual.
Não deixemos de citar que há riqueza tumular, incluindo mausoléus familiares que nada devem a alguns exemplares de Consolação e Araçá, cemitérios paulistanos, além da divisão de uma ala dedicada a uma irmandade católica. Contudo, por respeito e também a pedido da administração, não mencionaremos quais famílias e/ou irmandades que estão enterradas ali, até porque o projeto não visa ficar vasculhando a vida de ninguém. Por outro lado, é ótimo perceber e sentir que o local é bem limpo, organizado e dá uma sensação de tranquilidade que em muitos locais não aparenta, por incrível que pareça.
A área e a localização também ajudam no que se refere ao espírito do cemitério em si, apesar de que peca pelo fato de que num dos lados é cercado por uma cerca com arame farpado. E aí entra em questão a Legislação Municipal que "trava" alguma possibilidade de melhoria da segurança da mesma. Por outro lado, o tratamento, a educação e a boa vontade dos funcionários e do pessoal em geral que transita ali é de se impressionar e conclui-se que há pessoas compreensivas e humanas num meio em que nem todos pensam de uma maneira aberta sobre o assunto e absorvendo críticas construtivas numa boa mesmo.
E vale lembrar que São Bernardo do Campo ainda possui 3 cemitérios municipais, além da Vila Euclides e elas estão na rota das futuras visitas que possamos fazer mais adiante. Além de Santo André, que possui mais 4 cemitérios (fora o de Paranapiacaba, que consideramos como um caso à parte pois o local é Distrito) e um deles está perto de ser visitado logo logo. Vamos aguardar...
É um post um tanto quanto curto, mas sincero...Ah, próxima etapa será uma revisita a um cemitério que fomos anteriormente e por motivos de força maior, o assunto doméstico volta a ser discutido...Até lá !!!!