domingo, 16 de agosto de 2009

Caminhos Cemiteriais - 17º Etapa - Cemitério da Vila Euclides - São Bernardo do Campo - SP




Nessa 17º Etapa, o local escolhido foi o Cemitério da Vila Euclides, localizado em São Bernardo do Campo e próximo ao Pavilhão de Exposições, antiga indústria cinematográfica da Vera Cruz, pioneira em produções de filmes no Brasil. Bom, não é neste post que descreverei sobre a História de São Bernardo e sim da necrópole em questão.




Como imaginado, o lugar possui uma área considerável, cujo formato lembra uma cunha (vide mapa no Google Earth) e muito arborizado, dando um clima de paz, tranquilidade e amenidade (principalmente pelo fato de que lá o calor não é forte em momentos de pico climático no verão), sendo assim o conceito do cemitério em si na sua essência é bem semelhante às necrópoles consideradas mais sossegadas e pode ser enquadrada como um local em potencial para ser usado como um ponto turístico. Basta a prefeitura local focar um pouco mais sobre o assunto para que Vila Euclides possa ser vista com bons olhos por parte da população e turistas na área cemiterial.




No que se refere ao quadro dos funcionários, no começo houve uma estranheza por 3 razões: o excesso de funcionários ativos no sábado (incomum, analisando a cronologia de trabalho dos cemitérios), embaço inicial por parte dos funcionários e o próprio cemitério, de tão bem cuidado e organizado, deu até pena de começar os trabalhos sem pedir pro pessoal uma autorização para o uso. Entretanto, quebramos o gelo em duas partes: com relação aos seguranças e funcionários, conversamos a respeito e deixamos bem claro as nossas intenções e recebemos conselhos para não dar bandeira (vide as malas que estávamos portando) para funcionários truculentos que possamos encarar futuramente em outro lugar e vimos que são pessoas simples e muito atenciosas...E na parte administrativa, fomos conversar com o responsável no período diurno e no inicío foi relutante e posteriormente acabou concedendo a autorização para as fotos, por conta do tamanho da máquina que normalmente uso. Na discussão (no bom sentido), ele retratou o porque essa celeuma sobre fotografias: ocasionalmente jornalistas a paisana (normalmente vinculados a jornais locais e da Região da Grande ABCD) entram na necrópole para tirar fotos e no dia seguinte, estampam nos jornais os túmulos das famílias e as mesmas se sentem invadidas privacionalmente e no fim fica um ambiente carregado entre os que trabalham com fotografias e administração cemiterial. Retratando a situação, uma vez que não sou jornalista, e sim geógrafo e o Pedro é técnico em edificações, tivemos plena aceitação por parte de todos.




Depois dessa conversa, os trabalhos foram facilitados e pudemos tirar as fotos sem maiores problemas e descobrindo cada curiosidade a respeito do lugar, entre eles: garoto que pula o cercado para pegar pipa, funcionários pensando que eu fosse estrangeiro (pelo meu jeito de falar), famílias ilustres enterradas no local, riqueza tumular considerável, tratamento sem igual por parte dos funcionários e no final, relatamos os problemas para o pessoal sobre o cemitério (e também soubemos que no período noturno, apenas 2 guardas municipais vigiam o lugar cuja área é grande) e eles novamente explicaram que foram bem fundamentadas, mas esbarram na própria legislação municipal, uma vez que Vila Euclides é patrimônio tombado e não poderia ser possível construir um muro no local do cercado, além de instalações de segurança pelo local sem passar por trâmites burocráticos locais. Sendo assim, faremos questão de conversar com as autoridades locais via internet para fins de discutir sobre o problema...É correto afirmar que não mudaremos em nada, uma vez que quem decide é a própria prefeitura e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Mas não custa nada dar uma força para que o local possa ser ainda melhor. Com a Palavra, Secretário Municipal de Serviços Urbanos de São Bernardo do Campo.




Ficha




Cemitério: Municipal da Vila Euclides


Bairro: Vila Euclides/Vera Cruz


Município: São Bernardo do Campo - SP


Em funcionamento: Desde 1875


Estilo: Horizontal


Gestão: Municipal/Pública


Pontos Fortes: Arborização, Cuidado com a manutenção, cordialidade dos funcionários, riqueza tumular acima da média (deixemos Consolação e Araçá de lado neste momento), estrutura bem montada e ótima localização.


Pontos Fracos: Um dos lados é separado por um cercado por alambrado com arame farpado, inadequado para os dias de hoje, além dos muros baixos, sensação de insegurança em alguns momentos e fraca vigilância no período noturno, portanto sujeito a depredações e roubos (crítica construtiva e isso foi discutido com o responsável pela administração do local, vide relato acima)


Nota: 8,0


Motivos: Vila Euclides possui problemas como qualquer cemitério aqui no Estado e isso foi discutido...Entretanto, compensa pelo clima agradável e pelas características que o marcam e além de ser o cemitério mais antigo em atividade no Município, possui todas as qualidades que possam sim ser colocadas como Museu a Céu Aberto, preservando a História do Município de São Bernardo do Campo. E no mais, todos estão de parabéns e as críticas que fiz são construtivas e todos souberam assimilar numa boa.




Antes dessa jornada, um acontecimento bem constrangedor precisa ser relatado: na viagem de ida, um motorista da Turimar, um tal de Luis, desviou do trajeto normal para Jabaquara sem motivo algum e movido a tagarelagem de uma imbecil desocupada que estava ao seu lado, foi para a Via Anchieta e seguindo pela rodovia lotada e ao seu bel prazer, foi para Heliópolis mostrando sabe-se lá o porque para fins de agradar e aborrecendo profundamente os passageiros que estavam na perua !!! E uma das passageiras relatou desesperada que tinha marcado uma entrevista de emprego às 10 hrs, sendo que a Van chegou ao destino correto somente às 10h10min. Vou até falar da placa do veículo em questão: DPC-1013, de São Paulo !! E aconselho que não peguem nenhuma Van da Turimar pois a possibilidade de aborrecimento será enorme mesmo !!! E sentimos na pele esse problema terrível !!!!