domingo, 7 de novembro de 2010

Casos de Violação de Túmulos Brasil afora

Vou repassar três notícias referentes à violação de túmulos em municípios diferentes pelo país e suas respectivas fontes.


Ossadas são levadas de túmulos violados em cemitério no RS

29 de outubro de 2010 • 12h31

Um militar reformado de 67 anos foi surpreendido ao visitar o túmulo de familiares em um cemitério de Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (nota: dia 29.10.2010). A sepultura havia sido violada e o crânio e outros ossos do corpo da sua sogra foram levados. A ocorrência foi registrada na Polícia Civil e é a terceira do tipo no município apenas esta semana, véspera do Dia de Finados.

Segundo o relato, o homem viu que havia um buraco no cimento da sepultura e verificou que o caixão tinha sido retirado de dentro. Alguns ossos ainda foram deixados no chão, perto do jazigo da família do militar. Ele ainda disse à polícia ter visto outros três túmulos com lajes quebradas no cemitério. Havia no local garrafas de bebida alcoólica vazias.

Fonte

--------------------------------------------------------------------------

Funcionários do cemitério municipal encontram túmulos violados
15/10/2010 - 17:36:01

Os funcionários do cemitério municipal de Araranguá deparam-se com uma cena triste na manhã de hoje, 15. Ao chegarem no cemitério, perceberam duas sepulturas violadas, inclusive com cadáveres expostos entre outros túmulos. A central de polícia investiga o crime, mas ainda não encontrou os autores da barbaridade.
Segundo o delegado Jorge Giraldi, as cenas do crime são muito fortes. “As cenas são muito fortes e causam repulsa pelo total desrespeitos aos mortos”, destacou o delegado que investiga o caso.

Fonte

--------------------------------------------------------------------------

Corpo é encontrado a três metros de túmulo violado no Dia das Bruxas

Corpo da vítima, de 54 anos, morta de parada cardíaca e sepultada na quinta-feira (28), foi encontrado fora do túmulo na manhã de domingo e com indícios de abuso sexual

01/11/2010 12:37

Um caso macabro registrado no Dia das Bruxas, domingo (31), chocou moradores da cidade de Santo Antonio do Sudoeste, na divisa com a Argentina. O corpo de uma mulher de 54 anos, morta de parada cardíaca e sepultada na quinta-feira (28), foi encontrado fora do túmulo na manhã de domingo e com indícios de abuso sexual. A polícia abriu inquérito para investigar o caso, mas ainda não havia suspeitos.

De acordo com o investigador Valdir Quevedo, da Polícia Civil, o corpo da mulher foi encontrado por populares que foram ao cemitério para limpar túmulos antes do feriado de Finados (2). “O indivíduo quebrou o túmulo, retirou o corpo e pelo que a Criminalística levantou ela foi abusada sexualmente porque estava sem as vestes”, afirmou.

O cabo da Polícia Militar Vanderlei Antonio Rafaelly, que também esteve no local, disse que o cadáver estava a três metros de distância do túmulo. Segundo ele, aparentemente a mulher foi arrastada por uma pessoa apenas. As roupas íntimas da mulher foram encontradas sobre o túmulo e as demais roupas estavam jogadas ao lado. “Foi uma coisa macabra, na nossa região nunca havia acontecido algo parecido”, afirmou Rafaelly.

Apesar de não encontrar nenhum material que associe a um ritual, a polícia não descarta a possibilidade de que o caso macabro envolva algum tipo de seita satânica. A violação de túmulo é tipificado como vilipêndio de cadáver no Código Penal Brasileiro, crime que prevê pena de 1 a 3 anos.

Túmulo violado em Araucária

Um caso semelhante ao de Santo Antonio do Sudoeste foi registrado em Araucária, na região metropolitana de Curitiba, em 27 de setembro.

O túmulo de uma idosa de 74 anos foi violado no Cemitério Municipal de Araucária. O corpo da mulher, que morreu em 22 de agosto, foi encontrado sem roupas em um matagal dentro do cemitério. A idosa foi sepultada pela segunda vez em 28 de setembro.

Um suspeito de ter violado o túmulo da idosa foi detido pela polícia de Araucária, em 4 de outubro. Ele foi preso porque era acusado de ter estuprado uma criança de 4 anos.

Fonte