segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Idéia de Implementação de Cemitério para Animais Domésticos - Por Sebrae/SC

Ficha Técnica

Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Prestação de Serviços
Produtos ofertados: Sepultamento de animais.
Área: 20.000 m2


Apresentação de Negócios

Antes restrito a cidades grandes e capitais dos principais estados brasileiros, os cemitérios de animais se alastram na medida do interesse da população. Quem nunca teve um animal de estimação? E quem não se comoveu até as lagrimas com a perda desse bichinho?

Pois é, impossível não se derreter com um cachorro balançando o rabo de genuína alegria a nossa simples aparição. Impossível não se sentir enternecido com os afagos de um gato enrolando-se em nossas pernas. Impossível não sorrir ao ouvir o canto do pássaro logo pela manhã. É contando com todo esse envolvimento e com os sentimentos de amor, amizade e dedicação que é cada vez mais crescente o número de cemitérios de animais implantados no país. Quem, ao deparar-se com a cena do animal de estimação sem vida, não se viu sem opção de um lugar adequado para guardar aquele que foi um grande companheiro ?

A idéia de um cemitério de animais vem justamente para preencher essa lacuna.

DEMANDA: Além do componente emocional, a falta de espaço adequado nos grandes centros urbanos levou o ser humano a buscar, e encontrar, soluções na hora da morte do animal de estimação. Antigamente, quando um cachorro da família morria, era enterrado no quintal da casa. Ficava por ali, lembrado nos primeiros meses e depois logo esquecido, substituído por outro cãozinho. Depois, quando os quintais diminuíram ou as residências se verticalizaram (os apartamentos), os animais de estimação passaram a ser enterrados em terrenos baldios e finalmente eram levados por entidades e clínicas especializadas no cuidado aos animais para aterros sanitários.

QUANDO COMEÇOU: Os cemitérios de animais no país são relativamente recentes, começaram a surgir no final da década de 80, se popularizando a partir de 1995. No início a população chocada achava o cúmulo do absurdo destinar tal espaço para os animais. Com o tempo o negócio foi se confirmando como ótima opção de investimento e a indústria de prestação de serviços foi se especializando e oferecendo itens que podem tornar o enterro do animal de estimação em luxuosas cerimônias de adeus.

MERCADO: Nos cemitérios de animais, a média de enterros, que no início do empreendimento fica na casa de 10 ao mês (em cidades com mais de 200 mil habitantes), sobe para 50 logo nos primeiros 6 meses e esse número tende a triplicar depois de dois anos de atuação. É portanto um investimento a médio prazo.

ÁREA: Para montar um cemitério de animais, basicamente o que você vai precisar é de um terreno grande, de preferência bem arborizado e cercado, nas proximidades de sua cidade ¿ isto barateia o custo do terreno e possibilita a procura de um lugar mais calmo, já que é isto que os donos dos animais buscarão quando forem visitar os túmulos. Como para cemitérios convencionais, os cemitérios de animais devem observar alguns quesitos, como qualidade do solo, topografia do relevo, posição sócio-geográfica e principalmente a proximidade com os aqüíferos subterrâneos. Um terreno com aproximadamente 20 mil m2 pode abrigar tranqüilamente um cemitério para pequenos animais. É interessante que o cemitério conte com sistema de drenagem e também tratamento de águas pluviais.

DISPOSIÇÃO FÍSICA: Você deve dividir em lotes o terreno e desenhar ruas, travessas, alamedas para facilitar a localização dos túmulos. Outra sugestão é a reserva de um espaço para velórios. Esse não é ritual de praxe no caso de animais, mas alguns donos gostam de passar alguns momentos antes do enterro na companhia dos seus animais. Por isso, a sala de velório de um cemitério de animais deve ser pequena, suficiente para o caixão do animal e mais três pessoas. Além disso, mantenha um bom estacionamento. Conforme o tamanho do empreendimento, uma lanchonete também é requerida.

SERVIÇOS ADICIONAIS: Alguns cemitérios de animais do país têm se espelhado em instituições internacionais e alguns já oferecem a seus clientes capelas, crematórios e cinerários. Os investimentos em paisagismo também são constantes neste tipo de empreendimento. A parte em alvenaria, que compreende, geralmente, administração e recepção, também tem recebido atenção especial dos investidores. Os interiores são claros, arejados e bem decorados. Alguns até com cascatas e jardins de inverno. E, claro, a lembrança dos animais está por toda parte. Também é comum que os cemitérios de animais incorporem serviços como o de socorro a animais abandonados e até clínicas veterinárias. Além dos sepultamentos, os empreendimentos, geralmente, mantém veículos específicos para buscar o corpo do animal na residência do solicitante e são responsáveis pelas providencias necessárias (higiene do animal e do local onde ele ficava, etc). Uma floricultura deve ser montada para o fornecimento de flores aos visitantes. Um bom estacionamento e conforme o tamanho do empreendimento, uma lanchonete também podem ser boas alternativas de lucro.

PESSOAL: Como funcionários do cemitério, tenha pelo menos duas pessoas no setor administrativo, alguns coveiros e jardineiros.

EQUIPAMENTOS: É interessante ter um veículo pequeno, como uma Fiat Fiorino, para transportar os corpos dos animais.

PÚBLICO: Normalmente, quem procura os serviços oferecidos pelos cemitérios de animais são os proprietários de cães, gatos, pássaros e coelhos.

PRODUTOS: O seu público demandará alguns produtos específicos exigidos nesses momentos, como por exemplo caixões especiais, já que caixões para animais são raros de se encontrar. O ideal é que seja contratado um bom marceneiro para fabricá-los para você. Outra opção (mais cara) seria a de encomendar estes caixões a empresas que já comercializam caixões para humanos.

RECURSOS: A arrecadação de dinheiro para o funcionamento do cemitério (e seus lucros) é feita na venda de espaço (túmulos), caixões e do fundo de manutenção. Serviços especiais como os de jardinagem podem ser cobrados dos clientes que quiserem um tratamento mais especial a seus animais.

ENTERRO E VISITAS: Em geral os animais de estimação são enterrados em covas individuais, envoltos em lençóis, pois o plástico não se decompõe com facilidade e atrapalha a decomposição natural dos animais. Algumas indústrias de urnas já têm produtos específicos para cães e gatos. São urnas em diversos tamanhos, feitas de madeira e com acabamento bem simples, o que torna o preço bastante acessível. As cerimônias fúnebres são breves, mas semelhantes às de um enterro convencional. "Tem gente que até reza, como se estivesse velando pela alma do animal" , contam os proprietários de empreendimentos do gênero. Os túmulos são em geral marcados por uma lápide de mármore, como nos cemitérios jardins e cercados por flores cultivadas e oferecidas periodicamente pelos proprietários fiéis, que não deixam de visitar seus animaizinhos nos cemitérios. "A freqüência de visitas logo após o enterro dos animais é grande. Os proprietários, principalmente crianças e pessoas mais idosas ou solitárias, aparecem pelo menos uma vez por semana para trazer flores e cuidar dos túmulos. Com o tempo as visitas vão se tornando mais espaçadas, talvez porque a lacuna seja preenchida por outro animal de estimação", arrisca Sr. Clóvis, proprietário do Cemitério de Animais "São Francisco de Assis", em Botucatu.

PROPAGANDA: A melhor fonte de propaganda são revistas especializadas em animais.

PREÇOS: Um enterro de animal doméstico pode custar de R$ 30,00 a R$ 800,00, dependendo do cemitério e do tipo de animal. Em geral o tamanho do bichinho é que indica o custo de seu sepultamento, mas também é levado em consideração à parte do cemitério onde o cliente deseja enterrar seu animal. Há empreendimentos com terrenos divididos em nobres e populares, diferenciados pela apresentação dos "jazigos".

DATA ESPECIAL: Padroeiro - São Francisco de Assis é considerado o santo padroeiro dos animais, para a igreja Católica. É por isso que ele batiza a maioria dos cemitérios de animais espalhados pelo país. O dia dedicado aos animais é 8 de outubro - Dia Internacional da Proteção dos animais - e a data vem sendo comemorada em várias partes do mundo como uma espécie de finados do mundo animal.

EXPERIÊNCIAS.

CEMITÉRIO PARQUE DE ANIMAIS PARAÍSO DO AMIGO -  A Paraíso do Amigo é uma prestação de serviços que funciona 24 horas - inédita no Brasil. Lá, a retirada do corpo de seu animal de estimação pode ser acionada por telefone. Os sepultamentos são realizados durante o dia, após hora marcada com o proprietário do animal. As visitas estão abertas de Segunda à Domingo e nos feriados das 9 às 17 horas. O Cemitério Parque dos Animais oferece várias opções de sepultamento, todas com alternativa de parcelamento da dívida:

- Comunitário: - para cães, gatos, etc. É a opção mais econômica;

- Individual: - só para cães; só para gatos; só para aves. Neste caso, com contrato de aluguel válido por 3 anos, podendo ser renovado. Caso não haja renovação, automaticamente os ossos irão para o ossário.

- Reserva: Fazem reserva com antecedência.

Fonte