sábado, 5 de fevereiro de 2011

Em Americana, no Interior de São Paulo - Por Jornal "O Liberal", edição do dia 03.02.2011

O recadastramento das sepulturas dos cemitérios da Saudade e Parque Gramado deverá ser feito por uma empresa terceirizada. A Prefeitura de Americana estuda a possibilidade de abrir licitação para escolha da empresa que executará o serviço. A informação foi passada ontem aos vereadores Reinaldo Chiconi (PMDB), Celso Zoppi (PT) e Leonora da Silva Périco (PPS), que compõem a Comissão Especial de Estudos formada na Câmara para propor melhorias aos processos administrativos dos cemitérios. A comissão visitou ontem o Cemitério da Saudade para início dos trabalhos.

A comissão foi formada a partir de denúncias de vendas irregulares de sepulturas. No entanto, por questões políticas, o grupo não vai executar um trabalho de fiscalização, mas vai se limitar à elaboração de um projeto de lei que deverá modernizar a estrutura administrativa das unidades. A preocupação com a necessidade de recadastramento das sepulturas deve-se ao fato de famílias terem denunciado que, sem autorização, corpos foram removidos e outros colocados nas sepulturas, o que caracterizou as vendas irregulares.

"Hoje tudo é feito por ficha e de forma manual", disse Chiconi, que preside a comissão. O recadastramento e a informatização envolverão um universo de 45 mil pessoas sepultadas e 12 mil sepulturas no Cemitério da Saudade e cerca de 20 mil enterrados e seis mil jazigos do Cemitério Parque Gramado. Zoppi questionou os funcionários da administração do cemitério se a terceirização será somente para o cadastramento e recebeu a garantia de que o gerenciamento dos cemitérios será mantido com o Poder Público. Ele solicitou que os procedimentos para o início do recadastramento sejam agilizados, já que a Prefeitura teria intenção de abrir licitação somente após o término da reforma dos velórios, que já se arrasta desde agosto do ano passado.

Também participaram da reunião membros da Comissão Interna de Sindicância, que apura as irregularidades das vendas das sepulturas. A informação é que os trabalhos da sindicância serão retomados nos próximos dias e a comissão da Câmara deverá acompanhar. Durante a visita, os vereadores ainda visitaram o ossuário do cemitério. A situação do espaço melhorou desde a última visita de Chiconi, no final do ano passado, quando presenciou materiais de construção guardados no mesmo local que os restos mortais. Os vereadores também se informaram sobre como funciona o armazenamento e identificação dos ossos no local. De acordo com o presidente da comissão, também será agendada uma visita ao Cemitério Parque Gramado na próxima semana, com o mesmo objetivo.

Link da Notícia