domingo, 15 de março de 2009

3º Visita Cemiterial - Cemitério da Filosofia ou Saboó - Santos - SP - 15.03.2009

Antes de qualquer coisa, quero esclarecer que esta visita foi a mais embaçada até agora já feita por problemas de embaço burocrático, pelo nível de segurança que está sendo feito pela prefeitura municipal em questão e por olhares tortos de pessoas que estavam no local que ao invés de olharem pras próprias vidas, perdem seu precioso tempo recriminando a atividade alheia. Sem mais chiadeiras, vamos pra frente...
  • O embate começou quando a pessoa que vos escreve passou na administração do cemitério nos dias que antecederam a visita e fui bem recebido pelo pessoal responsável, porém o que emperra qualquer possibilidade de agilizar o projeto pro local é justamente a burocracia e a falta de discernimento por parte da população municipal em sua maioria que apenas compreende de que cemitério é apenas "depósito de mortos" e possui essa mentalidade tacanha por toda vida...E ainda mais que pessoas que somente querem aparecer decretaram o encarceiramento do local com arames farpados, câmeras de segurança, guardas municipais em rondas de jornadas duplas e até guarita de vigilância !!! Pra vocês terem noção de que isso virou caso de polícia, até...
  • No domingo, mesmo com todo entrave burocrático, eu e o Pedro fomos ao local e logo percebemos que estava muito difícil de andar ali pois iria ter enterro logo mais (teria mais outros 2 mais adiante) e o clima, além de não estar das melhores, havia uma certa hostilidade por parte de algumas pessoas...De qualquer forma, fomos sentar num dos bancos da via de acesso a boulevard principal, que corta praticamente o cemitério todo de cabo a rabo !!!
  • Vimos algumas figuras tarimbadas no local, um maltrapilho que ficava andando de lá pra cá na necrópole sabe-se lá porque, um funcionário de folga que ficou na cola da gente por algum tempo e depois q conversamos o nosso real intuito, ficou sossegado, uns pré-adolescentes que ficavam zoando pelo cemitério sabe-se lá pra q e ainda conhecemos a pessoa que cuida da tão falada campa da Maria Mercedes Fea (a do Crime do Mala) e percebemos que todos os funcionários ali são pessoas simples e que apenas cumprem ordens superiores por razões que todo mundo está careca de saber e não vou ficar aqui repetindo a mesma ladainha.
  • O cemitério em si é o que possui a maior quantidade e diversidade de túmulos da Baixada Santista, provavelmente. Porém, peca por duas coisas: pelo descaso por parte dos gavetões na maioria dos locais destinados aos carneiros e pelo abandono por debaixo dos panos de túmulos seculares para dar espaço a jazigos de famílias tradicionais de Santos e região. Realmente é uma pena pois o local tinha tudo para ser uma referência maior como cemitério (maior do que Paquetá, inclusive) na Região. E no contexto geral, merece um conceito bom, mas está longe de ser um exemplo de Cemitério até mesmo nos patamares brasileiros, como Consolação e Araçá em São Paulo e São João Batista, no Rio de Janeiro.
Ficha

Local: Cemitério da Filosofia (ou Saboó)

Município: Santos - SP

Ano de Inauguração: 1892

Bairro: Saboó

Gestão: Municipal

Pontos Fortes: Arte Tumular em quantidade e qualidade para padrões regionais, vias de acesso amplas, diversidade tumular, preocupação com segurança e atendimento razoável.

Pontos Fracos: Inexistência de algum local de serviço (incluindo bebedouros), por trás da beleza dos mausoléus há locais abandonados, burocacria, local ao seu entorno e grosseria por conta de alguns visitantes.

Nota: 8,0

Motivos: Tudo bem que não é um primor de cemitério, mas também não é nenhuma penúria. Há pontos bem interessantes e sem contar que uma parte considerável da História Santista está ali e inclusive dá para compreender que o local não se limita somente a História da Maria Mercedes Fea. Em seus mais de 26.000 m² em área, a Filosofia é muito mais...Vale a pena visitar, desde que seja safo e torcer para que não surja algum funcionário te urubuzando em vários momentos do dia.

Galeria de Fotos: http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=11014757447727759099&aid=1237131028

Nota: Dedicado especialmente ao Pedro, que fez anos no dia anterior. Felicidades, cara !!! =)