segunda-feira, 30 de março de 2009

4º Visita Cemiterial - Cemitério do Paquetá - Santos - SP - 29.03.2009


  • Realmente foi a visita mais produtiva até o momento nessa saga cemiterial que estamos realizando...Muito embora tenha tido alguns pequenos problemas de última hora e pelo imprevisto básico de que o entorno do cemitério do Paquetá esteja repleto de pessoas no mínimo suspeitas...Fora isso, nada de muito anormal dentro dos parâmetros...
  • De longe, Paquetá é o mais rico em História e Arte Tumular do Litoral Paulista (contando Baixada Santista, Litoral Sul, Litoral Norte e Vale do Ribeira) por conta da beleza dos seus túmulos, de toda uma peculiariedade da distribuição dos jazigos e inclusive pela quantidade de pessoas famosas locais estarem enterradas lá. É verdade que há casos de descaso gritante, como fotos depredadas, túmulos carcomidos pelo mato e lodo e pela chantagem emocional religiosa de que tudo tem q ser do jeito q a "Igreja" quer, pois se não pagar uma taxa anual, corre o risco de ter os despojos serem transladados pro ossuário geral...Isto é, cairia no mais puro esquecimento...O atendimento local é razoável, embora haja uma vigilância bem reforçada (menor em relação à Filosofia), mas agradável ao mesmo tempo...E é o local onde tem maior concentração de gatos !!! E os felinos são os verdadeiros vigilantes do cemitério, além da arborização considerável na primeira parte da necrópole...Isto porque não exploramos direito nem uma parte considerável do local pois a nossa estadia a parte final iria ficar tardia demais e deixamos isso para outra ocasião, pois a riqueza tumular e afins é única de toda Região...Tanto é q apenas houve 1 enterro no dia e o desenrolar dos trabalhos foi bastante tranquilo ao longo do período em que estivermos por lá...E concluímos que o melhor do Paquetá e Vila Nova é o Cemitério !!!
Ficha
Cemitério: Cemitério Municipal do Paquetá
Local: Bairro do Paquetá
Município: Santos - SP
Inaugurado em: 1853
Administração: Municipal (embora a Arquidiocese de Santos possa opinar sobre)
Estilo: Convencional e dividido em Irmandades, Jazigos, Carneiros, Alas e Ossuários.
Nota: 9,0
Pontos Fortes: Riqueza Tumular, Histórias relacionadas ao local e personalidades locais ali enterradas. Estrutura considerável, atendimento razoável, vias amplas e arborizadas, organização digna nos padrões regiões e ambiente tranquilo.
Pontos Fracos: Não sei se chega a ser um ponto fraco, mas a região em torno não é digna para abrigar uma necrópole como Paquetá.
No final das contas, foram tiradas 134 fotos nessa saga...Um recorde até agora e talvez não seja superado tão cedo, por conta de uma infinidade de Histórias q o local abriga.
Sem mais palavras e passando os links das imagens que estão divididos em duas partes: Parte 1 - http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=11014757447727759099&aid=1238342811 e Parte 2 - http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=11014757447727759099&aid=1238355129