segunda-feira, 6 de julho de 2009

13º Etapa - Tour Cemiterial - Cemitério de Paranapiacaba - Santo André - SP


Antes de mais nada, quero esclarecer que a necrópole em si quase foi relegada ao segundo plano, de forma excepcional por conta de diversos fatores: pela manhã, tiragem de fotos na Região Central de São Paulo a inesperada exposição de carros antigos no estacionamento em frente a Estação da Luz, localizado no mesmo município, a odisséia de pegar metrô e condução intermunicipal em direção ao nosso destino, sem antes uma parada no Rio Grande da Serra, e (ufa!), chegada a Paranapiacaba...Porém, o que está em questão não é o cemitério em si e sim o Distrito Andreense como todo pois toda uma atmosfera única é a marca registrada no local, a começar pela arquitetura britânica em sua maioria das residências, pela imponência da estrutura, embora carcomida, ferroviária no local de parada (o que originou Paranapiacaba mesmo), passando pela quantidade de turistas terem aumentado nos últimos anos e em especial pelo clima de lá que é um pedaço de frio praticamente o ano todo perto de uma região litorânea climaticamente falando que mais parece uma sauna, a Baixada Santista.
Bem, voltando ao assunto, o cemitério possui características que remetem à forma antiga: Igreja Matriz próxima, muros extremamente baixos sem frescurada de segurança (câmeras, arames farpados, por exemplo) e um clima bem sombrio mesmo no período diurno, aliado ao fato de que possui subidas e descidas de forma bem fenomenal mesmo !!! E o mais curioso: é o primeiro cemitério visitado por nós, até o momento, em que uma necrópole é encarada como ponto turístico por razões históricas !!! Por esse fato, cai por terra toda aquela ladainha de que cemitério é isso ou aquilo com todo aquele contexto que todo mundo está careca de saber e não estou com a menor vontade de retornar sobre o assunto.
Porém, o local está muito mal cuidado pois há pontos crassos de descaso gritante, abandono nas vias (muito mal feitas, por sinal), túmulos em número considerável abandonados e ainda o mato tomar conta de uma parcela considerável !! E sem contar algumas peculiariedades, tais como: um caminho alternativo que leva a ponto mais alto do cemitério em que dá para ter uma vista privilegiada, mesmo em momentos de forte nevoeiro que ocorre na maior parte do dia e ainda pessoas passeando tranquilamente, inclusive alguns tirando fotos sem possibilidade de sofrer preconceito por isso !!! E para ser sincero somente uma funcionária estava de serviço naquela tarde: ela estava cuidando das campas e uma delas houve enterro recente e por essa razão estava presente...Fora isso, além da entrada principal, há duas entradas/saídas: a que se localiza na Igreja Matriz e outra destinada a funcionários que vive fechada e com cordão de isolamento de "não ultrapasse". Foi uma visita até rápida para tantas imagens extraídas e somente no final foram tiradas algumas poucas que não haviam sido notadas antes. Somente visitando mesmo para acreditar que o cemitério foi implementado por funcionários da finada São Paulo Hailway e seus proprietários britânicos e que hoje em dia se encontra num misto de estado de ponto turístico com abandono...Uma pena, de certa forma...Bem, vamos a ficha.
Ficha
Nome: Cemitério Bom Jesus
Local: Paranapiacaba, Distrito de Santo André - SP
Em funcionamento desde: Final do Século XIX
Gestão: Municipal (Santo André)
Estilo: Convencional
Pontos Fortes: Ambiente marcante, ponto turístico reconhecido, não há incômodo e nem intromissão por parte dos funcionários e dos turistas, Histórias Interessantes por parte dos túmulos.
Pontos Fracos: Descaso muito acima do normal, vias deterioradas, sensação de insegurança no período noturno, partes que os acessos são o mais puro mato, literalmente.
Nota: 6,0
Motivos: Apesar de forte índice de descaso, o Cemitério de Paranapiacaba (cuja nomenclatura oficial é Cemitério Bom Jesus), conseguiu uma proeza que quase todos os cemitérios brasileiros não conseguiram: ser reconhecido como ponto turístico !!! E isso é relevante para possíveis projetos que possam ser aprovados para fins de que as demais necrópoles possam ter utilidade real num futuro próximo, para que não sejam ou engolidas pela especulação imobiliária ou serem relegadas a "lugares malditos", como um certo povo pensa a respeito...nem preciso dizer qual localidade estou falando, não é mesmo ? ;)
Observação: no próximo post será dedicado a Paranapiacaba propriamente dita e sem contar sobre um projeto piloto apresentado sobre São Paulo e ainda outros projetos a serem implementados pela pessoa que vos tecla num futuro próximo...Mas vamos ver se vingam !!!