terça-feira, 21 de julho de 2009

Cemitério da Consolação - Ficha


Ficha
Nome: Cemitério da Consolação
Local: São Paulo
Em funcionamento: desde 1858
Gestão: Pública - Municipal
Estilo: Horizontal
Pontos Fortes: Riqueza Tumular imensurável, Grande parte dos exemplares preservados e direcionados ao caráter histórico-cultural, organização interna, estrutura viária aceitável, arborização e localização.
Pontos Fracos: Descaso em alguns pontos, problema persistente de segurança (sobretudo à noite) e falta de um espaço destinado a instalação de uma praça de alimentação.
Nota: 10,0 (A nível de Brasil) e 9,0 (A nível real)
Motivos: Quanto ao nível nacional, só não dou maior que 10,0 pois este é o quesito máximo, mediante as condições encontradas nas necrópoles no Brasil, Consolação possui sim todos os atributos que levam à nota máxima. Porém, se levarmos todos os aspectos reais, positivos e negativos, seria uma utopia dizer que mereceria uma nota máxima de fato, pois assim como todo cemitério, o campo santo possui problemas, citados nos pontos fracos, sobretudo pelo fato de que mesmo com arame farpado cercando o cemitério, a altura é baixa e de fácil acesso. Há algum tempo, a Prefeitura de São Paulo prometeu que iria intensificar a vigilância do local através de uma equipe de guardas municipais munidas de motos para tentar coibir o vandalismo ocasional. Entretanto, no dia da visita não foi avistado nenhum policial no turno diurno. E sobre as fotos, realmente a Consolação possui uma placa na entrada falando claramente que as imagens só são permitidas diante autorização da administração interna do cemitério e a liberação depende de dias e da boa vontade das pessoas que ali trabalham. De uma forma geral, todo mundo que estava presente foi muito bem aceito e foi possível trabalhar com tranquilidade do começo ao fim.
Próximo post será ainda sobre Consolação, pois é um assunto tão rico e abrangente que ficaria impossível comprimir num só post. Grato pela compreensão.