quinta-feira, 7 de maio de 2009

Cemitério da Vila Júlia ou Cemitério Municipal de Guarujá - Biografia


Mais uma vez vou ter que fazer na raça uma biografia de alguma necrópole devido a falta de material da mesma. Não estranhem se as informações estiverem vagas demais simplesmente pela falta de algo que possa acrescentar nisso aqui.
Guarujá, na sua História, foi por algum tempo distrito de Santos, e seu núcleo urbano se baseou em dois pontos: o Itapema (que chamamos hoje de Vicente de Carvalho, Distrito de Guarujá) e nas Pitangueiras. No segundo reduto no começo da ocupação, por volta do final do século XIX, houve um esboço de planejamento urbano contando com vias largas, incluindo as atuais avenidas Leomil e Pugliesi. Bem, não está em questão a urbanização do município e sim como o Cemitério surgiu.
Por volta da década de 1930, ao mesmo tempo em que Guarujá obteve a emancipação política de Santos, a região do atual bairro de Enseada era composta somente de praia e mato. E nesse mesmo período, numa gleba com alcunha de "Vila Júlia" foi criada a primeira necrópole da cidade. Não sei precisar a data, pra falar a verdade, mas pelas datas de alguns túmulos encontrados, supõe-se que os primeiros enterros no local foram feitos a partir de 1935 (me corrijam, caso estiver equivocado). E sobre o local em si, era num ponto tido como um dos mais agradáveis pois se localiza numa encosta de morro cuja vegetação mantinha-se preservada. E o próprio cemitério por décadas, era tida como uma das mais bem organizadas da Região.
Todavia, a partir da década de 1970, com a explosão do boom imobiliário mesclada com politicagem arcaica municipal, o cemitério começou a sofrer com a ação do tempo e tudo o que é do mais repugnante no sentido de descaso. Haja vista que as vias de acesso na área interna estão completamente deterioradas e com aspecto macabro, literalmente, chegando até a duvidar se a questão da manutenção e administração da Vila Júlia são sérias realmente. Outros pontos a considerar: embora tenha havido melhorias na área externa, incluindo a sala de velório, em vários momentos do dia, os mesmos locais ficam fechados com aspecto de comércio falido e a praça que fica justamente em frente ao cemitério é um ponto de concentração de moradores de rua, consumo de entopercentes e de reuniões de marginais. Tanto é que nas proximidades, há uma viatura policial 24 horas por dia para coibir esse tipo de coisa. Outro fator e não menos importante: nos últimos anos, na Vila Júlia, houve o crescimento desproporcional de uma favela que se localiza numa das áreas do cemitério e geralmente alguns moradores costumam pular o muro para obter placas de cobre para revendê-los posteriormente num ferro-velho mais próximo...Não é novidade pois este tipo de cena é comum nos cemitérios da região, mas em Guarujá a proporção chega a níveis alarmantes...Quem tiver oportunidade de ver isso de perto, entenderão o que estou querendo dizer neste post.
Voltando ao começo, o município ainda possui três cemitérios, além da Vila Júlia, em funcionamento: O Vertical, recém inaugurado, que inclusive fica perto da necrópole mencionada; o do Morrinhos e o da Consolação, que se localiza em Vicente de Carvalho. Dizem que a situação dos dois últimos é de chorar de vergonha...Se possível, comprovaremos a veracidade dos fatos de perto.
Recados:
------------------------------------------------------------------------------------------------
- Pelo que eu saiba e consultando com as pessoas no meio jurídico ao longo dos dias, não há restrição/proibição alguma do direito de fotos em necrópoles, exceto de cunho privado, que aí sim somente mediante autorização da mesma. Portanto, este projeto não é ilegal em porra nenhuma !!! E quem fica alardeando esse tipo de coisa, deveria olhar pro próprio umbigo e cuidar da sua vidinha de bosta, ao invés de inventar asneiras de cunho pessoal em relação a outras pessoas. E outra: quem disse que precisa esperar de "autorização" ?! Primeiro, não estamos fazendo nada de errado e que seja um "atraso" de vida e em segundo, é bem típico de poveco acomodado ficar deitado, reclamando da vida e que tenha sempre alguém que faça tudo por eles !! Não tenho culpa alguma se estou criando algo que possa ser benéfico mais pra frente ao invés de ficar com conchavos que não dizem em absolutamente nada !!! E última coisa, só para encerrar: Não gosta de mim como pessoa ?! Não tenho dom de agradar a todos, mas não encha a porra do saco e nem faça intriguinhas e confusões desnecessárias, tudo bem ? Bom, é a última vez que falo sobre este assunto por aqui.
--------------------------------------------------------------------------------------
- Outro tópico, agora mais sossegado: Anônimo, já peguei o seu MSN, e quando puder entra lá e nós conversaremos sobre tudo aquilo que falamos via comentários nesse período todo..=)
--------------------------------------------------------------------------------------
- Próxima etapa das visitas, só no dia 17 !!! Como havia dito antes...Apenas para reforçar !! =)