segunda-feira, 22 de junho de 2009

11º Etapa - Tour Cemiterial - Vicente de Carvalho - 21.06.2009


Nessa etapa, vários mitos foram quebrados neste local. Primeiro, de cada 10 pessoas, 11 falavam que o local era um puro depósito de desova, o que de certa forma era um exagero. É correto afirmar que tem pontos de descaso, abandono e redutos que mais parecem canteiros de obras em miniaturas ao longo da área. Todavia, os funcionários de longe, foram os mais receptivos e nos deixaram à vontade e isso facilitou os trabalhos ao longo do período. E também haviam crianças empinando pipa e locais indo pro cemitério para conversar. O local em si lembra um pouco Areia Branca, só que mais simplório e sem muitas fileiras de gavetões e pasmem: os jazigos em número considerável são perpétuos !! Outra curiosidade é pela organização do local, que é mil vezes melhor do que na Vila Júlia, que realmente é O CAOS por razões retratadas por aqui anteriormente. E em especial, a dedicação dos funcionários e sua cordialidade, incomuns em necrópoles ao longo da Baixada Santista. No mais, vamos a ficha resumida:
Ficha
Nome: Cemitério da Consolação Distrital de Vicente de Carvalho
Local: Vicente de Carvalho, Distrito de Guarujá - São Paulo
Inauguração: Década de 1950
Gestão: Município de Guarujá
Pontos Fortes: Funcionários, Estrutura Organizacional razoável, possibilidade real de algum dia virar cemitério-parque.
Pontos Fracos: Descaso em alguns pontos (mais por conta dos familiares que deixam os túmulos se deteriorarem), sensação de insegurança à noite e mal cheiro proveniente do córrego que passa ao lado do cemitério.
Nota: 5,5
Motivos: Em poucas palavras, Vicente de Carvalho surpreendeu em muita coisa e sinceramente possui um cemitério bem mais organizado do que a sede. Honestamente é algo incomum pois sempre a "sede" se gaba em ser melhor até em corrida de saco do que "distrito". Há muito que melhorar, é verdade, mas continuando e melhorando em muita coisa no local, é ao lado de Paquetá e São Vicente que pode ter num futuro haver uma forte possibilidade de criar um cemitério-paque com o intuito de ser centro de lazer local. Haverá uma segunda parte da Visita...Não sei quando, mas devido a receptividade única (em especial aos funcionários João e Roseli) e pelas informações dadas, é mais do que justo e merecido !!!