sábado, 27 de junho de 2009

Banda do Mês - Devo


Devo é um grupo estadunidense de rock formado em Akron, Ohio em 1972 e foi fundada por Kent State, Gerald Casale e Mark Mothersbaugh, fazendo um sucesso estrondoso nos anos 80 com a explosão do new wave.
A canção "Whip It" (Bater ou chicotear em português) de 1980 sobre o autoritário governo de Ronald Reagan teve seu tema confundido com masturbação e por esse motivo atingiu considerável sucesso nas paradas americanas. Pelo sucesso inagualável que a banda obteve com essa canção é chamada, às vezes, de "one hit wonder". A canção mais tarde reganhou parte de sua fama inicial ao ser regravada pelo Nirvana.
Seu estilo já foi classificado como punk rock, pós-punk ou art rock, mas são geralmente classificados como new wave ou synth pop. A música e o estilo do grupo tematiza a ficção científica kitsch, com toques de humor surrealista, via instrumentação minimalista e sintética. O som da banda influênciou tanto o new wave da época quanto os grupos de rock alternativo de hoje, além de vídeo clipes memoráveis.
A banda chamou atenção por formar um conceito, a de-volução, em que seus integrantes acreditavam que a raça humana havia chegado a seu ápice, e estava "de-evoluindo", voltando a idade das cavernas. Um episódio de Os Simpsons levou esta idéia a Springfield.
A banda continua ativa até hoje.
Ficha
Banda: Devo
Ano da Formação: 1972
Local: Akron, Ohio, Estados Unidos
Gêneros: Art Rock, New Wave, Post Punk, Punk Rock, Synth Pop e Eletrônica
Integrantes: Mark Mothersbaugh (vocais, sintetizadores); Bob Mothersbaugh (Bob 1) (guitarra); Bob Casale (guitarra); Gerald Casale (baixo) e Josh Freese (bateria).
Ex-Integrantes: Bob Lewis,Fred Weber, Rod Reisman, Jim Mothersbaugh, Alan Myers, David Kendrick.
Discografia:
1978 - Q: Are We Not Men? A: We Are Devo!
1979 - Duty Now for the Future
1980 - Freedom of Choice
1981 - New Traditionalists
1982 - Oh, No! It's Devo
1984 - Shout
1988 - Total Devo
1990 - Smooth Noodle Maps
2009 - Untitled 9th studio album
Fonte: Wikipedia
Nota: Amanhã terá novidades pois mais uma etapa será realizada...Vamos ver...