terça-feira, 30 de junho de 2009

Biografia - Memorial - Por Novo Milênio - Reportagem de 1996


A 20 de março de 1983, foi lançada a pedra fundamental do cemitério vertical Memorial Necrópole Ecumênica, projeto idealizado por José Altstut, que se tornou também um pólo turístico para a cidade, possuindo um moderno sistema de aspiração de gases e drenagem, ficando assim livre de insetos e mau cheiro. Esse empreendimento foi construído na Av. Nilo Peçanha, nº 50, Marapé.
José Salomon Altstut, o Pepe, idealizador do projeto, teve que pedir a permissão da Diocese de Santos, porque não queria entrar em conflito religioso. O bispo não se opôs, mas os moradores da vizinhança achavam uma aberração ter como vizinho um prédio onde se enterram mortos.
A finalidade do projeto foi - além de resolver o problema da falta de espaços dos cemitérios da região - também a de desmistificar a imagem que se tem de um cemitério, que é lembrado como uma cousa macabra. Tanto que no Memorial, além de missas, fazem-se eventos, como corais e apresentações de cantores famosos, por exemplo. O plano paisagístico deu vida ao local, que possui também lagos com carpas e cachoeiras.
O Memorial tem infra-estrutura para o atendimento aos visitantes: um ambulatório com enfermeiros para emergências, seguranças com guaritas e cães; espaços para eventos culturais, lanchonete e estacionamento para cem veículos.
O projeto conta com a construção de três prédios, e quando a terceira edificação estiver pronta contará com 9 mil lóculos. Hoje conta com dois prédios, num total de 7 mil lóculos, num total de 10 andares. A área do Memorial conta ainda com uma capela e salas para velórios. Os lóculos são comercializados em três tipos de módulos: urna com cinco ossuários; duas urnas com dez ossuários e quatro urnas com vinte ossuários.
A Memorial Necrópole Ecumênica de Santos é reconhecida como a necrópole mais alta do mundo pelo Livro Internacional dos Recordes, o Guiness Book. E ainda baterá um recorde maior, quando seu terceiro prédio estiver pronto, com treze andares e 46 metros de altura. Concluídos em 1984, foram registrados no Livro Guiness de Recordes, edição de 1990, editado na Inglaterra.
De acordo com José Altstut, a questão ambiental tem merecido cuidado especial da Necrópole Memorial, pois os lóculos recebem tratamento interno com impermeabilizante e os caixões são guardados com uma proteção plástica. Há um sistema exclusivo de dutos que conduzem os gases à atmosfera através de exaustores com telas, impedindo a entrada de insetos.
A Necrópole Memorial desenvolve programa cultural em cada 4º domingo do mês, ou último, com apresentação de corais e poesia, além de outros eventos culturais.
O Memorial localiza-se numa área de 18.000 m² e, por ser um edifício onde os corpos não entram em contato com a terra, a necrópole construída no sopé do Morro do Marapé afasta qualquer tipo de poluição ambiental. Fica aberto 24 horas, sob a proteção de cães e segurança.