sábado, 13 de junho de 2009

Adidas

Na propaganda veiculada em 2007 no Sudeste Asiático e posteriormente Mundo afora, a mensagem transmitida pode ser interpretada de duas maneiras: superação no esporte e/ou uma grande maioria dos calçados da concorrência podem ocasionar lesões conforme o uso. Bem, não é sobre a propaganda em si que quero tratar, aliás foi a melhor imagem que pude passar aqui, uma vez que não ganho nenhum centavo por isso, e sim sobre a História da empresa que é infitimanete além do que uma marca conhecida mundialmente falando.

Como todos sabem, Adidas é uma empresa alemã de equipamentos esportivos. A empresa tem o nome de seu fundador, Adolf Dassler, que começou produzindo sapatos nos anos 1920 (mais precisamente em 1924) em Herzogenaurach próximo a Nuremberg na lavanderia da casa materna, após seu retorno da I Guerra Mundial. Seu pai, Christoph, havia trabalhado numa fábrica de calçados e deu-lhe apoio no início do negócio. O nome "Adidas" é uma união entre o apelido, Adi, e o sobrenome, Dassler, do fundador da empresa, "Adi" "Das"sler. A razão social dessa pequena empresa de calçados de pano, a Gebrüder Dassler Schuhfabrik. Aos poucos a produção começou a crescer e fornecer sapatos para atletas olímpicos a partir dos Jogos Olímpicos de Amsterdam em 1928. O atleta Jesse Owens, nas Olimpíadas de Berlim, 1936, começou a mostrar o trabalho dos irmãos alemães ao mundo.

A empresa mostrava um desenvolvimento rápido, numa velocidade que fez com que os irmãos buscassem seus próprios lucros, ou seja, se separaram. No ano de 1948, Adi Dassler fundou a Adidas enquanto Rudolf criou a Puma Fábrica de Sapatos Rudolf Dassler. E a partir de então houve uma espécie de cisão que originou duas das mais famosas empresas do segmento no Mundo - Adidas e Puma.

Equipado com chuteiras Adidas com travas (inovador na época), a Seleção Alemã Ocidental de Futebol venceu a Copa do Mundo de 1954, debaixo de forte chuva. Em 2003 o filme "Das Wunder von Berna" ("O milagre de Berna") reconta a história desse triunfo, apresentando os calçados de Dassler como uma chave para o sucesso do time e, ainda mais, da nação: a vitória proporcionou uma verdadeira injeção de ânimo para a Alemanha de pós-guerra, e a inclusão da Adidas no filme pode ser vista como uma grande publicidade da companhia. Horst, filho de Adi Dassler, estabeleceu uma sucursal da Adidas em França, no ano de 1959, iniciando a expansão internacional da empresa. Em 1973 Horst fundou a Arena, marca para a produção de equipamentos de natação.

Após a morte de Adi, em 1978, seu filho e a esposa Käthe assumiram a administração da empresa. Em 1989 a Adidas converteu-se em companhia limitada, permanecendo uma propriedade familiar até a sua abertura de capital em 1995.

A Adidas atualmente é a segunda maior empresa de equipamentos esportivos do mundo, atrás da maior rival a Nike, e líder na Europa onde a Nike é a segunda. No entanto, é a maior distribuidora de equipamentos esportivos para o futebol, apesar dos grandes investimentos que a Nike tem feito desde que entrou neste mercado, na última década, e a marca alemã distribui os uniformes das algumas das principais seleções e clubes do mundo, além de distribuir boa parte dos vestuários dos árbitros, chuteiras e bolas. Ainda no futebol, a empresa patrocina a FIFA e a UEFA. Além disso é bastante conhecida pela variedade de produtos das linhas casual, retrô, esportivo e de outros esportes.

Link Mundial : http://www.adidas.com

Link Nacional: http://www.adidas.com.br

Blog: http://www.adiblog.com.br