quarta-feira, 30 de março de 2011

Comissão sugere Concursados para administrar Cemitérios - O Liberal de Americana - 24.03.2011

A Comissão Especial de Estudos formada na Câmara de Americana com o objetivo de propor mudanças no gerenciamento dos cemitérios da Saudade e Parque Gramado vai iniciar na próxima semana a elaboração da minuta do projeto de lei para regulamentar a questão. Os vereadores deverão propor alterações como a contratação de administradores concursados para os cemitérios. As empreiteiras, que já foram citadas em denúncias de irregularidades na transferência de sepulturas, também podem ser barradas.


Ontem, a comissão visitou o cemitério da cidade de Leme e coletou algumas informações que deverão auxiliar na elaboração do projeto de lei. "O modelo de gestão é bastante simples, mas é bem organizado e funcional", definiu o presidente da comissão, Reinaldo Chiconi (PDT). Ele lembrou que o cadastro das sepulturas é informatizado. Por esse motivo, ele acredita que não será necessário terceirizar o serviço de cadastro nos cemitérios americanenses. "É um programa que a própria Prefeitura possui pessoas capacitadas para implantar", avaliou. Ele lembrou ainda que, no Cemitério do Parque Gramado, esse trabalho já foi desenvolvido pelos próprios funcionários.

Outro ponto que chamou a atenção da comissão foi que o administrador do cemitério de Leme é concursado e trabalha há 14 anos no espaço público. "Só nesta gestão este é o terceiro administrador que passa no Cemitério da Saudade. Quando é alguém indicado essa pessoa não tem experiência e sempre que muda o governo muda também o administrador", avaliou o presidente da comissão.

O vereador Celso Zoppi (PT), que é membro da comissão, disse que no cemitério de Leme todas as obras nas sepulturas são desenvolvidas por funcionários concursados. O local não conta com a atuação de empreiteiras, como acontece em Americana. "Lá empreiteira não entra, pois tudo é feito por funcionários públicos. A arrecadação permite a manutenção do cemitério", contou. Segundo o vereador, essa questão de utilizar apenas os funcionários concursados nos cemitérios também deverá ser avaliada na elaboração do projeto de lei.

Fonte