quinta-feira, 3 de março de 2011

Mato toma conta nos cemitério de Sapucaia do Sul - RS - Por Zero Hora - 01.03.2011

Mato tomou conta dos cemitérios João XXIII e Pio XII em Sapucaia do Sul


Túmulos também viraram abrigo para moradores de rua.
 
Quem pretende fazer uma visita aos entes queridos, deve se prevenir para o que vai encontrar. Em algumas trilhas, o capim está tão grande que não há como passar. Em outros, os coveiros foram obrigados a tentar cortar o matagal, para liberar o acesso até o local dos novos sepultamentos.


– É uma falta de respeito com o ser humano – desabafa a aposentada Nelda Saalfeld, 69 anos.

Sono tranquilo dentro do jazigo

Ela foi visitar o túmulo dos pais na companhia da irmã, a também aposentada Wanda Lorena Knuth, 67 anos, e ficou apavorada com a sujeira. As duas também se assustaram com as moradias improvisadas por moradores de rua. Na manhã de ontem, quando o Diário Gaúcho esteve no local, um senhor dormia tranquilamente dentro de um jazigo.

– Tem roupas, colchão, travesseiros. Os moradores de rua tomaram conta. As pessoas ficam com medo de andar pelo cemitério sozinhas – explica Wanda.

Há 12 anos, elas visitam a sepultura dos pais. Nelda diz que o Cemitério João XXIII nunca esteve em condições tão ruins como agora:
 
– Tá abandonado mesmo. Imagina fazer um enterro no meio dessa sujeira?


Cavalos são jardineiros

Os cavalos que pastavam sossegados na entrada do outro cemitério municipal, o Pio XII, no Bairro Lomba da Palmeira, nem suspeitavam que, ao se alimentar, estavam prestando um serviço à comunidade. Pena que só os dois não conseguem dar conta de tanto capim. A situação é muito parecida à do outro cemitério: entre os túmulos, é difícil caminhar, porque as trilhas estão tomadas pelo mato.

Há, ainda, acúmulo de entulhos, que só agravam a sensação de abandono e falta de manutenção.

Limpeza não tem prazo


De acordo com o secretário de Obras de Sapucaia, João Huppes, o contrato com a empresa responsável pela limpeza dos cemitérios foi rescindido. A última manutenção foi nos Finados, em novembro do ano passado.

O município está organizando uma licitação para contratar uma nova empresa, mas não há prazo definido.

No próximo concurso público, que deve ser realizado este ano, estão previstas vagas para funcionários responsáveis pela manutenção dos cemitérios.

Fonte da Notícia