sexta-feira, 18 de março de 2011

Sujeira e mato tomam conta no Cemitério Municipal Cristo Rei - Por Diário de Canoas - 14.03.2011

Contrato de empresa terceirizada acabou e Prefeitura deve assumir limpeza.

São Leopoldo - Com o término do contrato com uma empresa terceirizada para a limpeza dos cemitérios, há cerca de um mês, os locais foram tomados pelo mato que encobre os corredores e até alguns túmulos no Cristo Rei. Conforme a chefe de serviço do Setor de Administração dos cemitérios municipais, Janete Brixner, um novo contrato já está sendo providenciado e, enquanto uma nova empresa não é contratada, a Secretaria de Limpeza Pública (Selimp) ficará responsável pelo serviço. Nos próximos dias equipes estarão no Cristo Rei e na Feitoria para fazer o serviço. Janete explica que o contrato com a empresa terceirizada custou R$ 80 mil e o valor, calculado por metro quadrado, foi suficiente para a limpeza e conservação durante três meses apenas. Agora é preciso abrir uma nova licitação.

No municipal - "Temos um prazo de 30 a 40 dias para fazer o projeto, abrir a licitação e publicar o edital. Enquanto isso, a equipe de Secretaria fará uma limpeza geral. Caso a situação não se normalize no período esperado, pediremos que a secretaria faça uma nova manutenção’’, ressaltou.

Familiares revoltados com situação

O mato crescido entre as sepulturas dificulta a visita de familiares e amigos aos túmulos dos entes queridos. Alguns estão escondidos por baixo do capim sendo quase impossível encontrálos. A secretária Margarete Rodrigues, 50 anos, foi visitar a sepultura da família na última semana e para poder chegar precisou antes capinar a área. "Fui obrigada a trazer uma pá e tirar todo o mato que estava em volta, porque não conseguia nem ver a sepultura’’, contou ela, que vê a situação como descaso. "Percebo que só se importam em limpar na época de Finados. Antes e depois desta data o cemitério fica largado.’’ A relações públicas Geni Figueiredo, 53, tem os pais enterrados no local e paga uma taxa anual de R$ 50 e concorda com a opinião de Margarete. "O cemitério só fica limpo no mês de novembro. Fui visitar a lápide da minha mãe no mês passado e não pude chegar perto do túmulo.’’

Fonte